Você sabia que o jogador mais rico do mundo não tem nenhum gol no currículo? Ele atua como atacante, tem 24 anos e já finalizou cinco temporadas como profissional. Ele é Faiq Bolkiah, integrante da família real de Brunei, pequeno país insular que fica no sudoeste asiático, e joga atualmente no Chonburi FC, sétimo colocado na última edição do Campeonato Tailandês.
Desde que começou sua carreira nos gramados, Faiq está pela primeira vez vivendo de verdade o que é ser jogador de futebol. Ele desembarcou no Chonburi no início do ano e disputou 14 das últimas 15 partidas do seu clube na liga nacional. Atuando como titular em grande parte dos jogos, ele distribuiu quatro assistências e foi eleito duas vezes o craque do jogo.
Este excelente desempenho lhe trouxe até uma extensão em seu contrato. Seu primeiro vínculo na Tailândia durava apenas um semestre. No entanto, por conta de seu sucesso, o camisa 11 assinou no final do mês de maio um novo contrato válido até dezembro de 2024. O momento atual de Bolkiah no Chonburi é bem diferente da que ele enfrentou e seus outros clubes.
Antes de Faiq ingressar no futebol asiático, o jogador mais bem pago do mundo jogou no Leicester e o Marítimo. Nenhum destes clubes chegou a ser colocado na equipe principal.
Até mesmo pelo número reduzido de jogos que disputou durante sua carreira, não chega a ser surpreendente que o atacante ainda esteja em busca de seu primeiro gol no futebol de clubes.
O jogador que nasceu nos Estados Unidos, mas que possui cidadania de Brunei, tem uma fortuna estimada em US$ 20 bilhões, ou R$ 105,1 bilhões. Este montante é o equivalente a cerca de 40 vezes a fortuna acumulada por Cristiano Ronaldo desde sua estreia no futebol.
O jogador é sobrinho de Hassanal Bolkiah, monarca conhecido pela ostentação em que vive. Fora a grande coleção particular de carros que ele tem, Hassanal chegou a contratar o astro Michael Jackson para cantar no seu aniversário de 50 anos, evento público que contou com a presença de 60 mil pessoas.
O poder da família não para por aí. Faiq é filho do príncipe Jefri, que foi ministro da Economia do seu irmão mais velho durante mais de uma década.