Santander vai gastar mais de R$ 79 milhões para ressarcir clientes; saiba quem vai receber

Após firmar acordo com o Banco Central, o Santander se comprometeu a ressarcir R$ 79,14 milhões a clientes por cobranças indevidas. As infrações foram cometidas entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2022. As quantias foram estabelecidas em termo de compromisso assinado em 16 de maio.

Santander vai gastar mais de R$ 79 milhões para ressarcir clientes; saiba quem vai receber
Santander vai gastar mais de R$ 79 milhões para ressarcir clientes; saiba quem vai receber (Imagem: Montagem/FDR)

Além do ressarcimento, o Santander ficou responsável por pagar R$ 8,05 milhões em contribuição pecuniária — que é um tipo de multa, mas funciona como uma compensação por alguma conduta não aprovada.

Ao Valor, o Santander comunicou que as infrações “já foram solucionadas de forma definitiva”. O banco ainda declarou que já devolveu mais de 90% das quantias cobradas.

A instituição ainda informou que a devolução total acontecerá dentro do prazo estabelecido, e que adotou as medidas necessárias para que tais cobranças não voltem a ocorrer.

Infrações cometidas pelo Santander

Conforme o documento, o Santander precisa devolver R$ 43,2 milhões por cobrança de juros de cheque especial acima do limite previsto pelo Banco Central — de 8% ao mês. Essa irregularidade afetou 55.987 clientes e foi registrada entre 1º de janeiro de 2020 e 7 de fevereiro de 2022.

O banco precisa devolver R$ 18,3 milhões por cálculo indevido em antecipação de fatura de cartão de crédito. Essa violação impactou 378.046 clientes entre 1º de janeiro de 2014 e e10 de julho de 2020. No total, o Santander cobrou quantias erradas em 729.360 operações dentro do produto “total parcelado”.

A instituição também se comprometeu a restituir R$ 17,7 milhões por cobrança indevida de tarifa de microempresário e empreendedor individual por envio de valores via Pix. Neste caso, 268.583 clientes foram impactados, entre 1º de março de 2021 e 4 de fevereiro de 2022.

NUNCA MAIS PAGUE POR ISTO! Taxas bancárias que você não precisa pagar

No contrato, também foi indicado que “caso eventuais valores já devolvidos aos clientes não tenham sido integralmente atualizados”, o banco “deverá restituir os clientes o saldo da atualização remanescente até a data do reembolso parcial”.

A instituição ainda precisa garantir, “inclusive, a atualização pelo IPCA também no período restante, até a data da efetiva devolução do respectivo valor ao cliente”.

Santander deve entrar em contato com clientes afetados

Segundo acordo com o Banco Central, o Santander precisa entrar em contato com o cliente por telefone, e-mail, SMS para comunicar sobre o corrido. Caso o cliente já recebeu alguma quantia referente ao acordo, deveria ter sido informado.

De qualquer modo, o cliente que se enquadra em algum dos casos citados pode verificar se recebeu o dinheiro. Para isso, basta entrar em contato com o Santander pela central de atendimento. Estes são os números:

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile