AUXÍLIO BRASIL: veja como DESBLOQUEAR o seu cartão de pagamento

A fim de tirar totalmente a marca do Bolsa Família, e de beneficiar os novos inscritos pelo Auxílio Brasil, o governo federal passou a distribuir o cartão de pagamento com chip. A ideia é facilitar o acesso dos beneficiários ao valor pago, tendo a opção de compras no débito.

AUXÍLIO BRASIL: veja como DESBLOQUEAR o seu cartão de pagamento
AUXÍLIO BRASIL: veja como DESBLOQUEAR o seu cartão de pagamento (Imagem: FDR)

Não é necessário fazer a solicitação do cartão do Auxílio Brasil. O governo federal está enviando o documento para 3,2 milhões de beneficiários, com base no endereço informado no Cadastro Único. O número real de pessoas que devem ser beneficiadas com a novidade é de 6,6 milhões de usuários.

Trata-se de pessoas que foram inclusas no programa a partir de novembro de 2021. Embora o modelo passe a valer, quem recebe a transferência de renda por meio do cartão Bolsa Família ainda pode continuar usando.

A novidade agora é inserção de chip no documento, o que possibilita compras na função débito em comércios locais. O saque também fica disponível nas agências da Caixa Econômica, casas lotéricas e banco 24 horas.

A entrega do cartão está sendo feita por meio dos Correios, e junto com o documento também é entregue um flayer com todas as informações sobre como usá-lo. Inclusive, informando como fazer o cadastro de senha do cartão.

Como cadastrar senha do cartão Auxílio Brasil

O cadastro acontece por meio do aplicativo Caixa Tem. O processo é bem simples, a outra opção é fazer o cadastramento em uma agência da Caixa Econômica, ou em casas lotéricas, para quem prefere realizar o procedimento presencial.

Online, o procedimento acontece da seguinte forma:

  • Acesse o app Caixa Tem e faça login;
  • Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
  • Agora, escolha a opção “Cadastrar senha do cartão”;
  • Informe a numeração desejada e confirme.

Desbloqueie o cartão para uso

Alguns serviços bancários que deveriam ser cobrados por outros, são gratuitos para usuários do Auxílio Brasil. Como:

  • Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
  • Até dois saques por mês em bancos 24h;
  • Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

Para desbloquear o cartão do Auxílio Brasil, no entanto, o usuário precisar ligar para o atendimento Caixa Auxílio Brasil no telefone 111.

O desbloqueio total é feito nas casas lotéricas ou agências da Caixa, nestes locais o titular do benefício finalizará o processo e poderá usar o documento.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]