Senai está com mais de 100 vagas para cursos técnicos gratuitos em PE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Pernambuco abriu inscrições para seus cursos técnicos. São ao todo 112 bolsas de estudos integrais, distribuídas entre oito cursos, nas modalidades presencial e a distância.

Senai está com mais de 100 vagas para cursos técnicos gratuitos em PE
Senai está com mais de 100 vagas para cursos técnicos gratuitos em PE

As inscrições para os cursos técnicos do Senai podem ser feitas até esta quarta-feira (13). As 112 vagas são destinadas para pessoas de vulnerabilidade social que já finalizaram o Ensino Médio.

Os candidatos interessados devem realizar a inscrição no site do Senai PE. Na plataforma será necessário preencher o formulário. Será preciso informar dados pessoais e sobre a escolaridade.

Para concorrer a uma das vagas é necessário ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem dos anos de 2019, 2020 ou 2021. O processo seletivo irá preencher as vagas a partir das médias dos candidatos no exame nacional. 

As vagas dos cursos estão sendo oferecidas pelas escolas do Recife (Areias e Santo Amaro); Cabo de Santo Agostinho; Caruaru e Petrolina. O resultado da seleção será divulgado na quinta-feira (14), a partir das 16h. 

As aulas terão início na próxima segunda-feira (18) e os cursos têm duração de até 1.200 horas. O oferecimento de vagas para cursos gratuitos, visa facilitar o acesso dos pernambucanos à formação profissionalizante. Diante disso, o foco é capacitar os profissionais para atuarem na indústria local.

Assim, além de contribuir para o ingresso no mercado de trabalho, também ajuda a região no seu desenvolvimento econômico e social. Diante disso, a ação do Senai é de longo prazo e deve mostrar resultados nos próximos anos.

“A última edição do Mapa do Trabalho revela que, até 2025, o setor industrial do Estado precisará de mais de 45 mil profissionais de nível técnico para trabalhar no setor. Nosso papel é contribuir com essa formação”, declarou a diretora de Educação do Senai Pernambuco, Carla Abigail.

Matrícula dos cursos do Senai

Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula na sexta-feira (15). A matrícula será feita presencialmente, na escola indicada. Para efetuar a matrícula será necessário apresentar a cópia dos seguintes documentos:

  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico escolar ou documento da escola;
  • Documento pessoal de identificação (RG, CNH, Passaporte ou CTPS);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Autodeclaração da condição de baixa renda;
  • Comprovante contendo as notas do Enem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.