O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Pernambuco abriu inscrições para seus cursos técnicos. São ao todo 112 bolsas de estudos integrais, distribuídas entre oito cursos, nas modalidades presencial e a distância.
As inscrições para os cursos técnicos do Senai podem ser feitas até esta quarta-feira (13). As 112 vagas são destinadas para pessoas de vulnerabilidade social que já finalizaram o Ensino Médio.
Os candidatos interessados devem realizar a inscrição no site do Senai PE. Na plataforma será necessário preencher o formulário. Será preciso informar dados pessoais e sobre a escolaridade.
Para concorrer a uma das vagas é necessário ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem dos anos de 2019, 2020 ou 2021. O processo seletivo irá preencher as vagas a partir das médias dos candidatos no exame nacional.
As vagas dos cursos estão sendo oferecidas pelas escolas do Recife (Areias e Santo Amaro); Cabo de Santo Agostinho; Caruaru e Petrolina. O resultado da seleção será divulgado na quinta-feira (14), a partir das 16h.
As aulas terão início na próxima segunda-feira (18) e os cursos têm duração de até 1.200 horas. O oferecimento de vagas para cursos gratuitos, visa facilitar o acesso dos pernambucanos à formação profissionalizante. Diante disso, o foco é capacitar os profissionais para atuarem na indústria local.
Assim, além de contribuir para o ingresso no mercado de trabalho, também ajuda a região no seu desenvolvimento econômico e social. Diante disso, a ação do Senai é de longo prazo e deve mostrar resultados nos próximos anos.
“A última edição do Mapa do Trabalho revela que, até 2025, o setor industrial do Estado precisará de mais de 45 mil profissionais de nível técnico para trabalhar no setor. Nosso papel é contribuir com essa formação”, declarou a diretora de Educação do Senai Pernambuco, Carla Abigail.
Matrícula dos cursos do Senai
Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula na sexta-feira (15). A matrícula será feita presencialmente, na escola indicada. Para efetuar a matrícula será necessário apresentar a cópia dos seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do Ensino Médio;
- Histórico escolar ou documento da escola;
- Documento pessoal de identificação (RG, CNH, Passaporte ou CTPS);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Autodeclaração da condição de baixa renda;
- Comprovante contendo as notas do Enem.