Incêndio na 25 de Março: existe alguma forma de reaver prejuízos em casos como este?

O incêndio que aconteceu no centro histórico de São Paulo na noite do último domingo, 10, chamou a atenção para um tipo de seguro que muitas vezes não é tão falado: o seguro incêndio. Entenda tudo sobre esta modalidade de seguro.

Seguro incêndio 

Por se tratar de uma cobertura que integra o seguro residencial, o valor cobrado pelo  seguro incêndio é definido de acordo com algumas características do imóvel. Desta forma, não existe um valor padrão, pelo contrário, é feita uma análise personalizada da seguradora.

A seguradora observa os seguintes pontos para definir o valor do seguro incêndio:

  • Localização geográfica;
  • Tipo de imóvel, seja casa ou apartamento;
  • Forma de construção (como alvenaria ou madeira);
  • Preço do metro quadrado da construção;
  • Utilidade do lugar (moradia ou temporada);
  • Os bens que estão dentro do imóvel.

A partir destes pontos, a seguradora define o valor do seguro incêndio.

Preços 

Uma boa notícia é que o seguro incêndio não costuma ser caro. É estimado que o valor da proteção seja de cerca de 1% do valor total do imóvel, caso ele seja pago anualmente. 

Funcionamento do seguro incêndio 

O seguro incêndio é uma cobertura do seguro residencial que tem o objetivo de proteger o imóvel dos prejuízos causados pelo fogo. É coberto pelo seguro a estrutura da residência e também os bens que estão dentro dela, com a condição de estarem previstos na apólice.

Ao contar com este seguro, o contratante fica assegurado cada tenha alguma parte da propriedade atingida por fogo, ou ainda se precisar reconstruir o imóvel por conta de um incêndio. Sesta foram, o proprietário do imóvel escolhe o limite do valor na hora que estiver contratando o seguro.

Seguro incêndio é uma cobertura obrigatória?

Sim, o seguro incêndio faz parte das coberturas básicas do seguro residencial. Desta forma, ao contratar o seguro residencial, o contratante está  adquirindo também o pacote básico de coberturas.

Juntamente  com o seguro incêndio, existem outras duas coberturas que integram o plano básico: quedas de raio e explosões. Além de tudo isso, mesmo caso o dono do imóvel não escolher nenhuma cobertura extra, ele terá direito a diversos serviços que funcionam 24 horas como encanador, reparos elétricos e hidráulicos, chaveiro e mais. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.