Aneel revê aumento no valor das CONTAS DE LUZ; veja onde os DESCONTOS foram aprovados

O reajuste tarifário anual que foi autorizado para 14 distribuidoras de energia elétrica será revisto. Nesta terça-feira (12), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai revisar esse reajuste, considerando o que foi pago a mais pelos consumidores no ano passado. A ideia é devolver a quantia em descontos nas contas de luz. 

Aneel revê aumento no valor das CONTAS DE LUZ; veja onde os DESCONTOS foram aprovados
Aneel revê aumento no valor das CONTAS DE LUZ; veja onde os DESCONTOS foram aprovados (Imagem: Montagem/FDR)

Neste ano os reajustes chegaram a 24% sobre as contas de luz, a ideia agora é diminuir esses valores usando no cálculo os tributos que devem ser devolvidos aos consumidores residenciais. Para tanto, a Aneel vai discutir em reunião realizada nesta terça-feira (12), como serão aplicados os descontos.

Para que a devolução de créditos fosse aprovada, em junho deste ano o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o projeto que prevê esse pagamento. Isso porque, houve cobrança a mais nos tributos como o o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um imposto estadual.

Além do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que são impostos federais. Agora, aqueles que foram cobrados indevidamente precisam ser ressarcidos.

Ficou decidido que a restituição dos valores será feita em forma de descontos nas contas de energia elétrica. A Aneel ficou responsável por decidir como esses créditos deverão ser devolvidos.

Como serão aplicados os descontos nas contas de luz

A Aneel vai decidir na reunião deste dia 12 de julho quais os descontos serão aplicados nas contas de luz. O que se sabe é que há um acumulado de R$ 48 bilhões em créditos tributários que foram cobrados a mais.

A lei que autorizou a devolução desses valores aos consumidores, solicitou também que a Aneel reduzisse o reajuste anual aplicado sobre as distribuidoras de energia. Aqueles que já aplicaram o reajuste passarão por uma revisão extraordinária.

Em outras palavras, isso significa que o acréscimo de valor que seria aplicado sobre as contas de luz será freado devido ao crédito que ficou disponível para devolução ao consumidor.

Farão parte da revisão de valores, e devem diminuir o valor de cobrança para o consumidor, as companhias a seguir:

  • Companhia Energética de Pernambuco (Celp)
  • Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba)
  • Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern)
  • Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista)
  • Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz)
  • Energisa Borborema
  • Energisa Mato Grosso do Sul
  • Energisa Mato Grosso
  • Enel Distribuição Ceará
  • Equatorial Alagoas
  • Light Serviços de Eletricidade
  • Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe)
  • Energisa Sergipe
  • Enel Distribuição Rio

Estas são empresas que tiveram o reajuste anual aprovado entre os meses de fevereiro e maio de 2022.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com