Se prepare: mercado muda projeções e vê Selic e inflação ainda maiores em 2022

O mercado passou a prever maior taxa básica de juros, a Selic, e inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As previsões fazem parte do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última sexta-feira (8).

Se prepare: mercado muda projeções e vê Selic e inflação ainda maiores em 2022
Se prepare: mercado muda projeções e vê Selic e inflação ainda maiores em 2022 (Imagem: Montagem/FDR)

Projeções do mercado para a Selic

Para o final deste ano, o mercado espera que a taxa Selic fique em 13,75%. No boletim Focus anterior, divulgado em 2 de maio, os economistas previam que a taxa básica de juros chegaria a 13,25%.

Hoje, a Selic está em 13,25%. Este é o maior nível para a taxa básica de juros desde dezembro de 2016. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central indicou que deve aumentar a Selic novamente na próxima reunião, em agosto. O indicador deve chegar a 13,50% ou 13,75% no próximo mês.

Projeções do mercado para a inflação

Com relação à inflação medida pelo IPCA, o mercado prevê que ficará em 7,96% neste ano. Na publicação em maio, os economistas estimavam que o aumento dos preços ao consumidor chegaria a 7,89%.

A perspectiva para este ano está acima do teto do sistema de metas de inflação, de 5%. Estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o centro da meta de inflação para este ano é de 3,5% — com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

No fim de junho, o Banco Central admitiu, de forma oficial, que a meta de inflação será descumprida em 2022. Em março, a autoridade monetária considerava que a possibilidade de estouro era de 88%. Agora, a probabilidade saltou para 100%. No ano passado, inclusive, o IPCA já tinha ficado acima do teto da meta.

Retomada da divulgação do boletim Focus

A divulgação do boletim Focus, que acontece semanalmente, tinha ocorrido, pela última vez, em 2 de maio. A interrupção aconteceu por conta da greve de servidores do Banco Central. Na terça-feira (5), os servidores interromperam a paralisação.

Na sexta-feira passada, a autoridade monetária publicou nove arquivos com relatórios semanais que tinham ficado pendentes — de 6 de maio a 1º de julho. Já nesta segunda-feira (11), o BC deve normalizar a divulgação semanal do boletim Focus.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.