O Enem 2022 acontecerá em dois domingos, sendo 13 e 20 de novembro. Para a aplicação é necessário fiscais em cada sala e nos corredores. Diante disso, é realizada uma seleção meses antes da aplicação da prova.
O principal objetivo do fiscal é monitorar o tempo da aplicação das provas e manter a ordem entre os candidatos. Além disso, podem tirar as dúvidas dos candidatos sobre a prova do Enem 2022. Sendo assim, há diferentes tipos de fiscais. Veja abaixo:
- Aplicadores do exame;
- Fiscais responsáveis pelo monitoramento dos alunos referente ao banheiro;
- Chefes que ficam nas salas de aulas;
- Assistente de aplicação;
- Aplicadores Volantes.
Requisitos para fiscal
- É preciso ter concluído o Ensino Médio;
- Ser um Servidor Público Federal;
- Não ter nenhuma relação com os procedimentos do ENEM;
- Não ter participado do ENEM 2021;
- Ser professor do município ou do estado;
- Não possuir cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame.
Inscrição para fiscal do Enem 2022
O Inep abriu as inscrições para a seleção de fiscais de aplicação do Enem 2022. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de julho. As inscrições são online, no site da Rede Nacional de Certificadores (RNC). Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site do Sistema RNC;
- Selecione a opção que faz referência às inscrições;
- Preencha os campos em abertos com todos os dados solicitados;
- Envie seus dados e finalize a inscrição.
Todos os candidatos recebem uma resposta no e-mail cadastrado. No ato de inscrição o candidato poderá escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação. Os docentes devem preencher a declaração de docência disponível no Sistema RNC.
Na declaração deve ser informado nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que atua, turnos, número de turmas e carga horária total.
Resultado
O resultado da seleção para fiscal do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 acontecerá, segundo o Inep, no mês de setembro, no Sistema RNC. Os escolhidos irão participar do curso a distância promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Serão ao todo 12 horas de trabalho, ou seja, 6 horas a cada dia. Assim, o fiscal receberá R$ 318,00 referentes a todas essas horas trabalhadas. O pagamento é realizado por meio de ordem bancária ou depósito.