Cursinho popular da faculdade de Direito da USP está com inscrições abertas

Os interessados no Cursinho Popular Arcadas, oferecido pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), podem fazer a inscrição até o próximo dia 15 de julho. O processo seletivo é para selecionar alunos para o segundo semestre deste ano e foram abertas 120 vagas no total.

Requisitos do cursinho

Não foi definida uma idade mínima ou máxima para a participação no processo, no entanto é preciso ter concluído o ensino médio ou estar cursando o terceiro ano. Também é preciso estar vacinado com pelos menos duas doses da vacina contra a covid-19. A taxa de inscrição é de R$22,50.

Na inscrição, o candidato precisa responder um questionário socioeconômico e um outro a respeito de sua disponibilidade de horário. Os candidatos também devem fazer uma redação que segue os moldes do Enem sobre o tema Os Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil. É possível encontrar os textos motivadores no edital do processo seletivo. Todos terão até o dia 15 de julho para realizarem toda a primeira fase.

Aqueles que preencherem os dois questionários, fizerem a redação e pagarem a taxa de inscrição, avançam de forma automática para a segunda fase.

Na segunda etapa serão realizadas uma entrevista socioeconômica, na qual os inscritos precisam levar os documentos necessários para comprovação das informações prestadas no questionário da primeira etapa.

As entrevistas serão realizadas de maneira presencial, no prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, entre os dias 18 e 20 de julho. As datas e horários de cada uma das entrevistas serão publicadas na página do Facebook do cursinho em 16 de julho.

Serão reservadas 50% das vagas para candidatos pretos pardos ou indígenas. Também serão reservadas 5 vagas para candidatos transgênero. 

No dia 21 de julho, será revelada a lista de aprovados na primeira chamada para o cursinho através de e-mail para os candidatos e também na página do Facebook do cursinho. 

A matrícula dos aprovados deve ser feita entre os dias 22 e 23 de julho. O cursinho não tem mensalidade, mas é obrigatório o pagamento da taxa de matrícula de R$ 50.

As aulas serão realizadas de forma presencial  no prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (centro de São Paulo).

Para se inscrever, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.