Investir desta forma pode garantir uma aposentadoria bem ‘recheada’

Com as instabilidades atuais da economia, manter o nível de renda se tornou uma tarefa difícil para a maioria dos brasileiros. Considerando também a reforma da previdência aprovada em 2019, conseguir chegar à velhice com um rendimento seguro pode ser ainda mais difícil.

publicidade

É por isso que especialistas do mercado financeiro recomendam que se aposte em investimentos de longo prazo para proteger e aumentar a renda obtida no presente. Ativos como Previdência Privada, Tesouro Direto, CDB e fundos imobiliários têm maior estabilidade e são recomendados para quem está começando a investir, mas pretende garantir o futuro para si e sua família.

Como funcionam os investimentos de longo prazo?

São considerados investimentos de longo prazo aqueles que demoram pelo menos 5 anos para serem resgatados. Esse tipo de ativo, portanto, não é recomendado para quem deseja ou necessita de ganhos rápidos.

Para iniciar nos investimentos de longo prazo, não é necessário ter muito dinheiro à disposição, mas especialistas alertam para a importância do planejamento financeiro, antes e depois de se começar a investir.

publicidade

É preciso colocar as contas em dia, registrando todos os ganhos e gastos, quitando dívidas (a começar pelas de maior custo), cortando gastos desnecessários e formando uma reserva de emergência.

A influencer de finanças pessoais Nathalia Arcuri, por exemplo, recomenda organizar o orçamento da seguinte forma: 55% para gastos essenciais; 30% para investimentos de médio e longo prazos; 5% para cursos e 10% para uso livre.

O quesito educação também é muito importante aqui: é preciso entender todos os conceitos do mercado e manter um estudo constante. É possível achar diversos cursos gratuitos, para investidores de diferentes níveis, oferecidos por instituições financeiras como B3, Genial Investimentos e XP.

Quais os melhores investimentos de longo prazo?

Especialistas indicam os títulos de renda fixa, como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), para quem deseja ganhos no longo prazo. Isso se torna especialmente verdade num cenário de Selic a 13,25%, como o atual.

Mas alguns ativos de renda variável, como fundos imobiliários e ações de setores estáveis, como o elétrico, também podem apresentar excelente desempenho no longo prazo.

Além disso, a conhecida Previdência Privada também é uma excelente opção para quem deseja colher os frutos do investimento após se aposentar.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.