Selic vai subir ainda mais? Confira novas projeções do mercado

Pela décima primeira vez, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic, que chegou a 13,75%. Mesmo com o aumento recente, a autoridade monetária indicou que o aperto monetário deve continuar. Com isso, o mercado passou revisar suas estimativas para a Selic.

Selic vai subir ainda mais? Confira novas projeções do mercado
Selic vai subir ainda mais? Confira novas projeções do mercado (Imagem: Montagem/FDR)

Na última quarta-feira (15), o Copom aumentou a taxa básica de juros de 12,75% para 13,25% ao ano. A decisão foi tomada de forma unânime. Atualmente, a Selic está no maior nível desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75%.

Apesar da elevação recente, a autoridade monetária diminuiu o ritmo de reajuste. Após duas altas consecutivas de 1 ponto percentual, a Selic foi aumentada em 0,5 ponto percentual na reunião feita na semana passada.

Segundo comunicado divulgado na quarta passada, o Comitê informa antever uma nova elevação dos juros no começo de agosto — quando acontecerá a próxima reunião. O Copom alega que a alta será “de igual ou menor magnitude”.

Ao subir a taxa de juros, o Banco Central busca manter sob controle a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em maio, o IPCA ficou em 0,47% — o que representa uma desaceleração em relação ao mês anterior. No entanto, no acumulado em doze meses, a inflação registra aumento de 11,73%.

Novas projeções do mercado para a taxa Selic

Em meio à indicação que a Selic deve aumentar em até 0,5 ponto percentual na reunião de agosto, os economistas do mercado passaram a revisar as estimativas para a taxa de juros neste ano.

Agora, grande parte das instituições e bancos consultados em pesquisa do Projeções Broadcast estima que o BC deve aumentar a Selic para 13,75% ao ano no final do ciclo de aperto monetário.

Uma semana atrás, antes da última reunião do Comitê, a previsão era que a taxa básica de juros chegasse a 13,25%.

De 38 instituições consultadas, 28 estimam uma elevação de 0,5 ponto percentual da Selic na reunião de agosto. Outras novas projetam um aumento de 0,25 ponto percentual. Ainda há uma casa que espera a manutenção da Selic em 13,25% ao ano.

Para 30 instituições, o Banco Central deve finalizar a elevação da taxa de juros em agosto. Também há sete que acreditam que a autoridade monetária seguirá aumentado a Selic em setembro.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.