Pesquisa da ONU revela que 60 milhões de brasileiros passam fome no país

De acordo  com um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), três em cada dez brasileiros passaram fome. A pesquisa foi divulgada na última quarta-feira (6) e englobou um período entre 2019 e 2021.

publicidade

Segundo os dados da FAO 61,3 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldade em conseguir se alimentar nos últimos anos. O cenário ainda é pior, considerando que 15,4 milhões enfrentam a fome em seu estado mais grave.

Atualmente, o Brasil possui uma população estimada em 213,3 milhões. Sendo assim, mais de um terço dos brasileiros enfrentam algum tipo de insegurança alimentar. Esse cenário é bem pior que o analisado entre os anos de 2014 e 2016.

Na época, a fome atingia 37,5 milhões de brasileiros, sendo que desse quantitativo, 3,9 milhões estavam em condição grave. Sendo assim, na última pesquisa o quantitativo de pessoas no Brasil passando por insegurança alimentar grave é quatro vezes maior.

publicidade

Tipos de insegurança alimentar

Para a pesquisa, a FAO divide a insegurança alimentar em dois tipos: moderada e grave. No primeiro tipo, a pessoa não tem a certeza se terá condições de conseguir comida. Além disso, em algum momento tiveram que reduzir a qualidade e quantidade de alimentos.

No tipo de insegurança grave engloba as pessoas que ficam sem comida e chegam a passar um dia ou mais sem nenhum alimento. Esse cenário é o mais grave da fome que pode levar a óbito.

A fome no mundo

Em 2021, devido ao cenário de pandemia, o mundo tinha 2,3 bilhões de pessoas enfrentando um cenário de insegurança alimentar moderada ou grave. Esse número é 350 milhões a mais que o observado antes da doença que atingiu todo o planeta. A Covid-19 chegou ao Brasil em 2020 e perpetua até o momento.

A pesquisa mostrou que as mulheres foram as que mais sofreram com a fome no ano passado. Segundo os dados, 31,9% das mulheres no mundo enfrentavam um cenário de insegurança moderada ou grave.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Entre os homens esse percentual era de 27,6%. Essa diferença de quatro pontos percentuais é maior do que o observado em 2020, quando era de três pontos. Segundo as projeções da FAO, 670 milhões de pessoas devem passar fome em 2030. Esse número equivale a 8% da população global.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.