INSS paga hoje as últimas parcelas de junho; veja quem recebe

O INSS deve pagar nesta quinta-feira (7) as últimas parcelas de junho. Os aposentados e pensionistas da previdência social começaram a receber os valores referentes ao pagamento no último dia 24. Os repasses aconteceram de forma gradual de acordo com o número do NIS dos beneficiários, como previsto em calendário.

INSS paga hoje as últimas parcelas de junho; veja quem recebe (Imagem: FDR)
INSS paga hoje as últimas parcelas de junho; veja quem recebe (Imagem: FDR)

O último grupo de contemplados receberá o pagamento que concluirá os repasses das parcelas de junho do pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste mês, foram cerca de 36 milhões de aposentados e pensionistas presentes na folha de pagamento que receberam suas primeiras parcelas do benefício mensal.

INSS conclui os repasses de junho

Nesta quinta-feira (7), devem ser contemplados os últimos grupos que encerram os repasses de junho do INSS. Para os aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo, é a vez de quem possui o cartão do NIS com final 0, já para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, o número final do cartão do NIS é o 5 e 0. Confira o calendário completo dos depósitos de junho:

Beneficiários que recebem até um salário mínimo

Último número do benefício do INSS Data do pagamento
1 24 de junho
2 27 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 1º de julho
7 4 de julho
8 5 de julho
9 6 de julho
0 7 de julho

Fonte: INSS

Beneficiários do INSS que recebem acima de um salário mínimo

Último número do benefício Data do pagamento 
1 e 6 1º de julho
2 e 7 4 de julho
3 e 8 5 de julho
4 e 9 6 de julho
5 e 0 7 de julho

Fonte: INSS

Pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas

Dos 36 milhões de brasileiros que recebem os benefícios do INSS, mais de 60% recebem um salário mínimo. De acordo com a lei, aposentadoria, auxílio doença, auxílio reclusão e pensão por morte repassados pelo INSS não podem ser inferiores a um salário mínimo, que desde 1° de janeiro passou a ser no valor de R$ 1.212.

Aposentados e pensionistas podem realizar a consulta do seu benefício através da central de atendimento, pelo número 135, sendo necessário informar o número do CPF e confirmar os dados cadastrais. O atendimento acontece de segunda a sábado, indo das 7h às 22h.

Outra forma de realizar a consulta é por meio do site ou aplicativo Meu INSS, após realizar o login, o beneficiário deve clicar em “Extrato de Pagamento” para ter acesso aos detalhes dos seus repasses.

Os repasses dos valores referentes a julho devem ter início no dia 25 deste mês.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.