Com estas dicas você aprenderá a investir na ‘bola da vez’: a energia solar

O Brasil, após dois anos de debates e tramitação no Congresso Nacional, passou a contar com um marco legal para a energia solar. A nova legislação (lei federal 14.300/2022) passou a vigorar no dia 6 de janeiro deste ano e chegou para trazer segurança jurídica para um setor em forte crescimento desde a década passada.

O marco legal mostra o quanto este é o momento adequado para que consumidores residenciais e empresariais passem a investir na instalação de painéis fotovoltaicos para a gerar própria de energia, a partir da luz do sol. 

Isto é ressaltado pela diretora da Entec Solar, Fernanda Pereira. A empresa, com sede em Curitiba, é um destaque entre os players desse mercado. Fundada há cerca de cinco anos, ela teve um crescimento de 76% em seu faturamento apenas em 2021.

Motivos para investir na energia solar 

Fernanda preparou cinco motivos que explicam a razão deste momento ser o ideal para iniciar os investimentos na geração de energia solar:

  1. Marco legal: o primeiro motivo é justamente a existência de uma legislação que fixa direitos e obrigações entre todas as partes. A segurança jurídica é muito benéfica aos consumidores, tanto residenciais como empresariais;
  2. Isenção até o final de 2022: o marco legal estabelece que durante os 12 meses após sua sanção quem solicitar autorização para ligar sua geração de energia solar à rede de distribuição da concessionária de energia de sua localidade ficará livre da taxação criada pela nova lei. Este benefício valerá até 2045, como ocorre com os consumidores que já dispõem de geração própria de energia solar. “Assim, investir nos próximos meses é garantir ainda mais as vantagens que a energia fotovoltaica proporciona”, diz Fernanda;
  3. Linhas de financiamento: bancos e instituições financeiras em geral dispõem de linhas de financiamento específicas para a instalação de painéis fotovoltaicos em residências e prédios comerciais e industriais. “Mais da metade das instalações no Brasil é feita via financiamento. Entre micro e pequenos consumidores, o percentual é ainda maior: 74%”, cita a executiva. A Entec Solar, por exemplo, oferece financiamentos de até 96 meses;
  4. Economia na conta e retorno do investimento: o investimento feito se paga com a economia na conta de luz. O chamado “payback”, ou seja, o tempo necessário para que haja esse retorno do investimento vai variar de caso para caso – depende do investimento que foi necessário, bem como do consumo de energia que havia anteriormente. E, por que se economiza na conta de luz? Porque a energia consumida não vem mais da rede distribuição e, sim, dos painéis fotovoltaicos instalados para a geração da energia solar;
  5. Contribuição para o meio ambiente: aquecimento do planeta, estiagens longas de um lado e temporais de outros não são problemas futuros: já são realidade. Cada investimento em fontes alternativas, renováveis e de impacto mínimo é uma contribuição significativa para o microclima e, em escola global, para o clima do planeta.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.