Oportunidade: XP abre própria faculdade e tem cursos de graduação gratuitos

O mercado de tecnologia passa por uma expansão contínua e demanda um número cada vez maior de profissionais especializados. Nesse cenário, grandes empresas disputam entre si para conseguir preencher as vagas em TI, oferecendo salários mais altos, mais benefícios e outras estratégias.

publicidade

A XP Investimentos é uma dessas marcas que vêm enfrentando dificuldades em contratar técnicos e analistas na área de tecnologia. Para solucionar o problema, a corretora resolveu criar sua própria faculdade, com vistas a formar profissionais para integrar o seu time.

Cursos ofertados

A Faculdade XP vai oferecer três cursos tecnólogos, com duração de dois anos e meio:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Banco de Dados
  • Defesa Cibernética
publicidade

Além desses, serão ofertados dois bacharelados, com duração de quatro anos:

  • Ciência de Dados
  • Sistemas de Informação

Os cursos serão totalmente online e gratuitos. Eles incluirão bootcamps (treinamentos imersivos) e projetos aplicados, além de módulos de Habilidades Pessoais e Sociais (People Skills) e Assessoramento & Empregabilidade.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo foram abertas na segunda-feira (27) e vão até 19 de julho. Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino médio.

O processo seletivo contará com duas etapas. Na primeira, os candidatos respondem a um questionário de motivação, um minicampi com duração de duas semanas e, por fim, um teste comportamental e cognitivo. Na segunda etapa, eles poderão usar a nota do Enem ou fazer uma prova de conhecimentos gerais e redação.

Inicialmente, a Faculdade XP contará com 400 vagas, sendo que 25% serão para negros e pardos e 25% para mulheres.

publicidade

XP Educação

Quem estiver interessado pode obter mais informações no site da XP Educação, iniciativa que a XP Investimentos já mantêm há algum tempo para o ensino e formação de profissionais.

Por meio dela, inclusive, são oferecidos atualmente MBA’s chancelados pelo MEC, que podem chegar a 10 mil alunos até o fim de 2022. Além disso, também são oferecidos bootcamps em tecnologia e cursos livres em finanças, através de uma plataforma com mensalidade de R$ 65.

Paulo de Tarso, CEO da XP Educação, diz que a ideia por trás da faculdade é seguir o modelo de “employer university” que algumas empresas, como Google e Amazon, já adotam. Com isso, pelo menos 50% dos alunos formados devem ser contratados.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

“Estamos querendo fazer um negócio diferente mesmo. Altamente concorrido, muito conectado com o ecossistema da empresa e que os alunos acreditem no modelo”, conta o executivo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.