Profissionais desta área preferem trabalhar em home office

As transformações no mercado de trabalho foram intensificadas com a pandemia de Covid-19. Com a necessidade de distanciamento social, escritórios em todo o mundo fecharam as suas portas e deram lugar ao home office. Apesar de algumas dificuldades iniciais, tanto empregados, quanto empresas, se adaptaram ao novo modelo e agora resistem a voltar para o trabalho presencial.

publicidade

Isso é particularmente verdadeiro em algumas profissões, como as da área de tecnologia. Uma pesquisa realizada em setembro pela Revelo, empresa líder no recrutamento de talentos em TI na América Latina, apontou que 78% dos profissionais do setor preferem o trabalho remoto. Outros 19% disseram preferir o modelo híbrido, em que há alternância entre casa e escritório, e apenas 2% elegeram o trabalho presencial como o melhor.

A preferência pelo home office é tão grande, que 78% dos profissionais de tecnologia entrevistados disseram considerar mudar de emprego caso sejam obrigados pela empresa a voltar ao escritório.

E, mesmo após a recuperação da pandemia, o cenário não mudou muito. Em levantamento recente, a Revelo constatou que 85% das buscas na sua plataforma de emprego são por vagas de trabalho remoto ou híbrido.

publicidade

“Os talentos mais difíceis de contratar, como, por exemplo, Engenheiros de Software, têm preferência pelo trabalho remoto. Os profissionais de tecnologia afirmam que o trabalho remoto permite que eles se concentrem e eliminem reuniões desnecessárias, além de garantir flexibilidade no horário”, comenta Lucas Mendes, CEO da Revelo.

Vantagens do home office

O home office apresenta vantagens tanto para os profissionais, como para as empresas. Para os primeiros, o modelo proporciona mais conforto e flexibilidade de horários, além economizar tempo e dinheiro, já que não é necessário ficar pegando trânsito para chegar no trabalho.

Porém, como mostra a pesquisa da Revelo, os profissionais também conseguem se concentrar mais no home office, devido à menor ocorrência de interrupções e reuniões desnecessárias.

Para as empresas, o modelo tem trazido uma considerável diminuição de custos com aluguel e compra de instalações e equipamentos, e também com vales transporte.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Além disso, e ao contrário do que muitos poderiam imaginar, as empresas têm se beneficiado de um aumento na produtividade dos empregados, motivados agora pela flexibilidade e conforto que o home office proporciona.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.