Datafolha revela que Bolsonaro vem atrapalhando a candidatura de seus aliados

O Instituto Datafolha ampliou sua pesquisa de intenções de votos. Ao questionar os eleitores sobre os nomes políticos que não votariam por ter apoio de Jair Bolsonaro (PL), o resultado surpreendeu. Em São Paulo, o resultado mostrou que o presidente é o pior padrinho político para os candidatos. 

Datafolha revela que Bolsonaro vem atrapalhando a candidatura de seus aliados
Datafolha revela que Bolsonaro vem atrapalhando a candidatura de seus aliados (Imagem: FDR)

A pesquisa Datafolha mostrou que: 64% dos paulistas não votariam em candidatos políticos apoiados por Bolsonaro. Outros 17% disseram que talvez votem, 17% garantiram que seguirão a indicação do presidente, e outros 2% não souberam opinar sobre o assunto.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, existe estabilidade na taxa de rejeição quando comparado a última pesquisa.

Nesta pesquisa foram entrevistados 1.806 eleitores, durante o período de 28 a 30 de junho. A pesquisa foi feita a pedido da Folha de S. Paulo.

No estado de São Paulo, o candidato a governador apoiado por Bolsonaro é Tarcísio de Freitas, ex-ministro da infraestrutura do atual governo federal. O seu nome foi escolhido pelo presidente, e Freitas se filiou ao partido Republicanos.

De acordo com informações do Datafolha, Tarcísio ocupa a terceira colocação na pesquisa de intenções de votos para governo do estado. São 13% de preferência entre os entrevistados. Fernando Haddad (PT) lidera com 28%, e Márcio França (PSB) fica na segunda posição com 16%.

Freitas tem sofrido críticas de aliados do presidente, porque segundo eles a campanha eleitoral para governador do estado não está deixando clara a associação a Bolsonaro.

Bolsonaro vs Lula

Embora Fernando Haddad (PT) ocupe a primeira colocação na pesquisa de intenções para governador do estado de São Paulo, e seja apadrinhado por Lula (PT), os números não são tão favoráveis ao ex-presidente.

Isso porque, quando os eleitores foram questionados, 51% disse que não votariam em candidatos apoiados por Lula. Outros 23% não têm certeza sobre a decisão, e 24% afirmaram que com certeza votariam em um apadrinhado petista.

O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro. O Datafolha informou que na pesquisa mais recente, o candidato Lula ocupa a primeira colocação na preferência para presidência do país. São 47% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro. 

Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, com 7% das intenções. E em seguida outros nomes, como André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) que oscila de 2% a 1% das intenções.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]