Governo autoriza desconto de 65% nas contas de luz; veja como ter acesso

Mais de 200 mil famílias terão desconto de 65% nas contas de luz. A iniciativa visa reduzir o impacto da tarifa de energia no bolso de famílias de baixa renda diante dos constantes aumentos registrados.

Conta de luz cara aumenta procura por Tarifa Social; conheça o programa
Governo estadual autoriza desconto de 65% nas contas de luz; veja como ter acesso. (Imagem: Montagem/FDR)

Para ter acesso ao desconto, será preciso estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) deve beneficiar ao todo 244 mil lares do Rio Grande do Norte.

Tarifa Social de energia no Rio Grande do Norte

Além do desconto de 65%, existe ainda a possibilidade de obter até 100% de desconto na fatura de energia, o abatimento integral vale para famílias quilombolas ou indígenas. Somente em 2022, foram mais de 36 mil famílias de baixa renda cadastradas do RN que passaram a ter o benefício da Tarifa Social.

Entre as exigências para ter acesso ao desconto da Tarifa Social, é preciso que a renda familiar per capita seja de até meio salário mínimo, o equivalente a R$ 606. Lembre-se também de atualizar seus dados cadastrais, caso necessário.

Famílias que tenham idosos a partir de 65 anos, ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, o BPC, também podem solicitar o desconto.

Assim como, famílias inscritas no CadÚnico que possuam renda mensal de até três salários mínimos e tenham na composição familiar portador de doença ou deficiência que o tratamento implique no uso de aparelhos ou equipamentos que demandem uso de energia elétrica, estas também podem realizar a solicitação da Tarifa Social dá conta de energia elétrica.

É válido destacar ainda, que pessoas que moram de aluguel podem igualmente se beneficiar do desconto na conta de energia elétrica.

Como ter acesso  à Tarifa Social no RN?

Para obter o desconto de até 65% na conta de energia elétrica oferecido pela Tarifa Social é preciso que o representante familiar esteja inscrito no CadÚnico, caso já possua inscrição, o mesmo deve se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a atualização dos dados cadastrais dos integrantes da família.

É preciso ter em mãos o NIS, Número de Identificação Social. Feito isso, o representante familiar deve solicitar a um revendedor (Neoenergia Cosern) sua adesão ao programa da Tarifa Social da conta de energia elétrica.

A solicitação pode ser feita através do WhatsApp (84) 3215-6001. É preciso informar o número do NIS. Em até cinco dias úteis você poderá ser colocado no programa. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.