Novo Vale Gás: benefício tem aumento de valor nas próximas parcelas

O governo, juntamente com as lideranças do Congresso Nacional, estuda colocar em prática o novo Vale Gás. O benefício oferecido para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza deve ter aumento de valor já nas próximas parcelas. 

As informações que passaram a circular durante a semana na imprensa já são confirmadas por membros do Palácio do Planalto como uma possibilidade para o ano de 2022.

Ampliação do programa Vale Gás 

Atualmente cerca de 5,6 milhões de brasileiros são contemplados com o benefício do vale gás pago bimestralmente, que para o mês de junho, é no valor de R$ 53 com base em cálculo da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que analisa a metade do preço médio do botijão de 13kg em todo país.

Com a alta dos combustíveis recentemente anunciada pela Petrobras, a pressão para um aumento do benefício cresce em cima do governo que estuda a possibilidade de modificar as regras do programa. Entre as mudanças pensadas, o pagamento do valor integral do botijão é um dos pontos defendidos para o novo vale gás.

Vale Gás pode ter aumento ainda em 2022

A proposta do novo vale gás já foi apresentada de forma oficial ao Senado Federal durante a semana. Para a implementação da medida, senadores aliados ao governo tentam colocar o projeto como emenda. Bem como o vale combustível, o vale gás precisará ser adicionado a PEC de compensação financeira ao estados após a redução do ICMS sobre os combustíveis.  

Contrário a medida, o setor da economia considera que os gastos ultrapassam o previsto e vai na contramão do objetivo de redução de dívidas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que é importante se conter ao teto de gastos. “Questões relativas à PEC dos Combustíveis devem ser precedidas de estudos de impacto e vedações eleitorais”, afirmou.

A introdução das medidas em uma PEC já existem levanta a discussão quando a manobra do governo de contornar a legislação eleitoral. ainda a discussão quanto à viabilidade dos reajustes dos benefícios devido a legislação eleitoral. Até o momento, o pagamento de um novo vale gás nacional segue sendo debatido como uma proposta a ser colocada em vigor de maneira imediata mediante a aprovação.

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.