Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás podem ser aprovados neste final de semana

O Governo pode aprovar ainda neste final de semana o Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás. As medidas devem ser incluídas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para driblar bloqueios em decorrência da lei eleitoral.

publicidade
Em busca de menores preços, brasileiros estão indo atrás de gasolina 'pirata' na fronteira
Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás podem ser aprovados neste final de semana. (Imagem: Montagem/FDR)

Destinado ao público mais afetado pela alta dos preços dos combustíveis, o Auxílio Combustível visa oferecer o benefício mensal aos caminhoneiros autônomos, enquanto o Vale Gás deve ser ampliado em valor e número de contemplados. As propostas seguem em discussão entre o Governo Bolsonaro e as lideranças do Congresso Nacional. 

Governo Bolsonaro evita bloqueios de lei eleitoral para aprovação do Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás

A tentativa do Governo Bolsonaro e aliados é de conseguir a aprovação do aumento de R$ 50 bilhões no teto de gastos para o custeio dos benefícios propostos. Sem interferir na alta dos preços dos combustíveis anunciada recentemente pela Petrobras, o Governo tenta a estratégia de remediar os impactos com medidas reparadoras.

publicidade

Por meio da PEC, a expectativa do governo é de contornar a lei eleitoral que proíbe a criação ou expansão de programas sociais em ano eleitoral. Com respaldo na inclusão do Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás na emenda, as medidas podem então vir a ser aprovadas ainda neste final de semana. 

Propostas do Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás segue em discussão no governo

Visando amenizar o impacto da Inflação sobre o eleitorado, Bolsonaro tem pressa na aprovação das medidas populares. Com foco na categoria dos caminhoneiros, o objetivo é conseguir promover a liberação do auxílio voltado para motoristas de aplicativos e taxistas, a proposta também segue em discussão.

A tentativa da aprovação do Auxílio Combustível e aumento do Vale Gás acontece diante dos recentes resultados de desempenhos negativos de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. Outra motivação parece ser o escândalo ligado ao atual governo da prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, por suspeita de corrupção.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Com a discussão para a aprovação da emenda acontecendo a todo vapor, a expectativa do Governo Bolsonaro é de que ainda neste final de semana uma resposta seja obtida. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.