Brasil é o país que mais confia em pagamentos digitais; conheça as modalidades

Pontos-chave
  • Brasileiros confiam em pagamentos digitais bem mais que média mundial
  • PIX vem ganhando terreno que pertencia as outras formas de pagamento
  • Cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais lembrado pelos brasileiros

Uma pesquisa global realizada pela Experian, revelou que nove em cada dez brasileiros confiam na segurança dos pagamentos digitais. Este resultado está muito acima da média mundial, em que sete em cada dez pessoas se sentem seguros em utilizar este método de pagamento.

publicidade

As carteiras digitais contém os dados de cartão de crédito no celular do usuário para compras efetuadas tanto em lojas virtuais como físicas. Com o avanço da tecnologia, se tornou possível efetuar um pagamento apenas aproximando o celular do terminal de pagamento, sem precisar usar o cartão físico.

“A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e sem atrito. Isso é importante, pois a pesquisa também aponta que os consumidores desejam uma experiência online positiva e que os principais fatores que contribuem para isso são sentir segurança e conveniência no acesso a produtos ou serviços”, disse ao Valor Investe, o líder de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Em sua visão, ele alerta que as empresas devem se preocupar e investir na segurança dos dados dos usuários, além de oferecer facilidades nas compras.

publicidade

A pesquisa realizada pela Experian foi feita no mês de março deste ano com objetivo de compreender de que forma os consumidores interagem com as empresas pela internet em 20 países.

Também foi revelado pela pesquisa que 87% dos consumidores brasileiros confiam nos aplicativos de compra pela internet. No mundo, apenas 65% das pessoas afirmam confiar nestes aplicativos.

Pagamentos via QR Code foram considerandos seguros por 82% dos brasileiros, ante 65% da média registrada nos outros países pesquisados.

Mesmo com as novas tecnologias, o cartão de crédito ainda é um meio de pagamento muito usado e foi lembrado por 90% dos consumidores do país e 80% dos demais.

A pesquisa ouviu no total 6 mil consumidores e 2 mil empresas dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Malásia, Noruega, Peru, Reino Unido e Singapura.

Carteiras digitais 

No decorrer dos últimos anos, as carteiras digitais estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas.Um levantamento realizado pelo Bank of America, revelou que no mês de março, foi registrado um recorde no número de downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais. No mês, foram quase de 24,7 milhões de downloads deste tipo de app.

publicidade

O êxito que os bancos digitais vem registrando está ligado diretamente a facilidade que é proporcionada aos usuários. Estas carteiras agilizam o processo de pagamento físico e digital e a tendência é que cada vez mais elas sejam adotadas pela população. 

De acordo com uma estimativa feita pela consultoria Juniper Research, até 2025, mais de 50% da população do mundo deve passar a usar as carteiras digitais. 

PIX

O PIX foi lançado em novembro de 2020 e em pouco tempo se tornou um dos métodos de pagamento mais populares entre os brasileiros. Com isso a solução de pagamento desenvolvida pelo Banco Central está sempre batendo recordes.

publicidade

A solução de pagamento funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento. Os usuários definem uma chave para receber ou enviar pagamentos, podendo ser o número do CPF, CNPJ, e-mail ou uma chave aleatória.

Recentemente, o PIX bateu um novo recorde de transações em apenas um dia. Em 6 de maio, foram efetuadas 73.198.432 operações. O último recorde tinha sido alcançado no dia 7 de abril. Segundo o BC, o PIX já possui cerca de 430 milhões de chaves cadastradas.

Tamanho sucesso já começa a incomodar o mercado de cartões de crédito, que enxergam o PIX como uma ameaça. Este receio pode ser ainda maior quando for lançado o PIX Garantido, que permitirá que os usuários parcelem as compras através da modalidade.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

O cartão de crédito segue sendo a principal fonte de receita das maquininhas e dos pilares que os bancos possuem com seus clientes. Ele ainda é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros no momento de efetuar uma compra no comercio virtual ou físico.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.