Imposto de Renda: consulta ao segundo lote de restituições abre em breve

Nesta quinta, 23, a Receita Federal deve abrir as consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, uma semana antes dos depósitos que começam no próximo dia 30. É previsto o pagamento de um montante de R$6,3 bilhões neste lote. Saiba como consultar.

Como consultar

Para fazer a consulta e saber se vai receber a restituição já no primeiro lote, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Para fazer uma consulta simples, clique aqui, digite seu CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso apareça o status dizendo “em fila para restituição”, quer dizer que é só aguardar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Quem tem pressa em receber a restituição precisa entregar a declaração do IR o mais breve possível. Isto porque quanto mais cedo o contribuinte entrega a declaração, mais chances ele tem de ser incluído nos primeiros lotes.

Calendário de restituição do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Imposto de Renda 2022

Neste ano, a Receita Federal recebeu até o fim do prazo 36.322.912 de declarações do IR, número recorde até então. A restituição deverá ser pago pelo fisco para 61% dos contribuintes, ou 22,1 milhões de pessoas, até o dia 30 de setembro, quando será pago o último lote.

O valor pago de restituição é atualizado através da taxa Selic acumulada a partir do mês posterior ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Neste momento, a taxa Selic está em 12,75% ao ano.

O IR é calculado baseado na soma de todos os rendimentos tributáveis e na faixa de renda do contribuinte. Já o pagamento da possível restituição é a devolução do montante que foi pago a mais ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.