Você sabe o que é o abono pecuniário de férias? Aprenda a calculá-lo

O abono pecuniário de férias já é muito utilizado no país, mas, nem todos sabem que esse é seu nome real. Essa prática pode ser benéfica para o trabalhador que precisa de um dinheiro a mais.

Você sabe o que é o abono pecuniário de férias? Aprenda a calculá-lo
Você sabe o que é o abono pecuniário de férias? Aprenda a calculá-lo (Imagem: Montagem/FDR)

As férias são o momento de o trabalhador pausar suas atividades e descansar, no entanto, para alguns é mais vantajoso vender as férias, convertendo os seus dias de descanso em dinheiro.

O abono pecuniário de férias é exatamente quando o empregado vende uma parte de suas férias para o seu empregador.

Esse é um direito do trabalhador que cabe apenas a ele decidir se quer usufruir ou não. Ele está previsto no artigo 143 da lei da CLT.

Art. 143 – É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

1º – O abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.

2º – Tratando-se de férias coletivas, a conversão a que se refere este artigo deverá ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concessão do abono.

O abono não tem desconto de Imposto de Renda nem de INSS.

Como calcular o abono pecuniário de férias?

Para esse cálculo você precisará levar em consideração duas coisas:

O valor bruto recebido pelo trabalhador e os dias de férias que ele tem direito.

Geralmente são 30 dias de férias, assim, o cálculo deverá ser feito sobre 10 dias.

Por exemplo, um trabalhador que recebe um salário mínimo mensal, R$ 1.212, terá direito ao abono pecuniário de férias de R$ 404.

Tem direito a esse abono todo o trabalhador que tenha uma jornada de, pelo menos, 25h por semana no regime CLT.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.