Receita Federal autoriza consulta do 2º lote das restituições do IRPF

A consulta do 2º lote das restituições do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) referente à prestação de contas ao Fisco em 2022 deve ser liberada pela Receita Federal na próxima quinta-feira (23). Este lote será direcionado aos contribuintes que não compõem o grupo prioritário. 

Receita Federal autoriza consulta do 2º lote das restituições do IRPF
Receita Federal autoriza consulta do 2º lote das restituições do IRPF. (Imagem: FDR)

O 2º lote das restituições do IRPF será liberado com a correção de 1% baseada na taxa básica de juros (Selic). Os contribuintes já podem agendar o lembrete, pois caso a Receita Federal siga o cronograma de costume, será possível verificar as informações a partir das 10h na data mencionada pelo portal da Receita ou pelo e-CAC.

Mas não se desespere caso não veja o depósito das restituições do IRPF no mesmo dia, pois os valores começaram a ser pagos somente a partir do dia 30 de junho, na próxima semana. Os depósitos serão efetuados na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda. 

Receberão as restituições do IRPF no 2º lote os contribuintes que enviaram a declaração nos primeiros dias do prazo e que não caíram na malha fina. O mesmo cronograma é válido para os trabalhadores com prioridade legal que saíram da malha fina. 

O que são as restituições do IRPF?

A restituição do Imposto de Renda consiste na devolução do valor pago a mais na declaração do tributo. O saldo a ser devolvido pela Receita Federal é a restituição que pode ser resgatada pelo contribuinte. Normalmente, isso acontece em virtude das deduções do imposto. 

As deduções, por sua vez, tratam-se de condições para a redução do imposto, de modo que o débito seja inferior ao IRRF. Um exemplo são os gastos com saúde, educação, dependentes e outros. Veja a seguir, a lista de despesas dedutíveis:

  • Despesas com educação;
  • Despesas médicas;
  • Despesas com dependentes;
  • Despesas com alimentandos;
  • Doações; e
  • Previdência social e privada.

Como consultar as restituições do IRPF?

Para fazer a consulta do 2º lote das restituições do IRPF pela internet é preciso acessar o site da Receita Federal ou do portal e-CAC. Lembrando que, pela segunda opção é necessário fazer login na conta do Gov.br. Em seguida, basta executar estas etapas:

  • Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
  • Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
  • Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
  • Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.