Futebol: vantagem fianceira do Palmeiras será difícil de ser quebrada

De acordo com um relatório realizado pela consultoria Convocados e pela XP Investimentos a respeito dos balanços de 2021 do futebol, o Flamengo e o Palmeiras fazem parte de “outra liga”, em comparação com outros times brasileiros no campo financeiro. A pesquisa revelou que este cenário vem se repetindo nos últimos anos. 

Este patamar alcançado pelos dois clubes é explicado pela capacidade de ambos em gerar mais receitas com TV, jogadores e publicidade. Eles também contam com uma administração eficiente que evita dívidas.

O levantamento considerou as contas de 26 clubes das Séries A e B do Brasileirão. Este último ano foi atípico pois concentrou as receitas de dois anos seguidos.

Juntando todos os clubes, o montante obtido foi de R$6,6 bilhões. Do total, cerca de um terço da renda foi conquistado pelo Flamengo (R$ 1,053 bilhão) e pelo Palmeiras (R$ 911 milhões). Sendo assim, os dois clubes obtiveram cerca de R$2 bilhões.

“Palmeiras e Flamengo estão em um nível muito diferente do resto. Estão praticamente em outra liga. Criou-se um gap muito grande e muito difícil de ser quebrado se não houver um reforço de receita desses outros clubes que vêm de baixo”, disse ao UOL o economista-chefe do estudo, Cesar Grafietti.

Em outros pontos, o Flamengo e o Palmeiras também estão na liderança nas receitas de TV. O clube alviverde liderou no ano passado em decorrência dos resultados esportivos, dois títulos da Libertadores e um da Copa do Brasil, que originam premiações incluídas nos contratos de TV. O Flamengo, por sua vez,  também obteve bons resultados (Brasileiro e vice da Libertadores) e mantém um excelente  contrato vantajoso de pay-per-view.

Além da TV, o Flamengo é o clube que mais fatura com publicidade, obtendo R$320 milhões. Na sequência, vem o Palmeiras com R$190 milhões.

Um motivo plausível para estes resultados tão significativos é de que os patrocinadores de ambos clubes são mais lembrados pelos torcedores do que de outros times. Existe uma teoria de que quanto mais patrocínios, menos as marcas são recordadas.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.