O novo cartão do Auxílio Brasil será recebido por milhões de beneficiários do programa social. As informações são de que o Governo Federal pretende realizar a entrega dos cartões ainda no mês de junho.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a produção dos novos cartões do Auxílio Brasil que se encontram atrasados apresentaram avanço, mas nem todos os usuários devem receber o dispositivo.
Novo cartão do Auxílio Brasil
O novo cartão será oferecido a pouco mais de 7,1 milhões de beneficiários do programa que atende a cerca de 18 milhões de pessoas. Uma das razões de parte dos auxiliados pelo programa não receberem o novo cartão está ancorada nas polêmicas envolvendo o alto custo da produção dos cartões.
As informações são de que a produção dos novos cartões deve ser destinada aos beneficiários mais recentes neste primeiro momento. Dados do Ministério da Cidadania apontam que somente em 2022 mais de 5 milhões de brasileiros foram inseridos na folha de pagamentos do Auxílio Brasil, estes não possuem nenhum cartão oficial e por essa razão devem ser prioridade. Os usuários antigos seguirão fazendo uso do cartão do Bolsa Família.
Como cartão do Auxílio Brasil pode ser solicitado
Para receber o cartão do Auxílio Brasil não é necessário solicitação. Sendo assim, é válido destacar que, aqueles que não receberão o novo cartão e já não possuem mais o dispositivo do Bolsa Família não serão impedidos de ter acesso ao valor do benefício. De modo que existem outras maneiras para realizar a movimentação do auxílio, como por meio do app do Caixa Tem.
O envio dos cartões aos beneficiários é realizado via Correios, após a demanda ser gerada de maneira automática no nome do responsável familiar. Com os novos cartões sendo gerados em quantia inferior ao número de contemplados com o auxílio, os novos beneficiários contemplados em sua maioria no ano de 2022 receberão seus cartões por meio dos Correios.
Os novos cartões terão a mesma funcionalidade dos cartões do Bolsa Família tornando possível sacar o valor integral ou fazer saques parciais do programa social que substituiu o auxílio criado pelo PT.