Beneficiários do Auxílio Brasil negam apoio a Bolsonaro nas eleições do fim do ano

Beneficiários do Auxílio Brasil negam apoio a Bolsonaro (PL) nas próximas eleições do fim do ano. O programa foi uma das apostas do governo do presidente na tentativa de ampliar seu alcance eleitoral.

 Pesquisa FSB sobre intenções de voto para presidente aponta que Bolsonaro perde também diante de outros públicos
Pesquisa FSB sobre intenções de voto para presidente aponta que Bolsonaro perde também diante de outros públicos (Imagem: FDR).

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto FSB, divulgada na última segunda-feira (13), cerca de 64% das pessoas que recebem o Auxílio Brasil expressaram apoio ao ex-presidente Lula (PT) para a eleição de outubro.

Maioria que recebe o Auxílio Brasil não vai votar em Bolsonaro

Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro possui apenas 21% das intenções de votos entre os beneficiários do Auxílio Brasil. O programa que substituiu o Bolsa Família do PT, foi uma das principais estratégias do governo Bolsonaro para conquistar o eleitor de baixa renda.

Em comparação com pesquisa do mês anterior, Bolsonaro sofreu uma queda de 4%. No levantamento de maio, também realizado pela FSB com beneficiários do Auxílio Brasil, Bolsonaro teria 25% dos votos, enquanto Lula aparecia com 50%.

Pesquisa FSB sobre intenções de voto para presidente aponta que Bolsonaro perde também diante de outros públicos

A quarta rodada da pesquisa de opinião da FSB quanto às eleições de 2022 para presidente foi realizada entre os dias 10 e 12 de junho e entrevistou 2 mil eleitores. A margem de erro estipulada é de até 2 pontos percentuais e possui um nível de confiança de 95%. 

Os resultados da pesquisa sugerem queda no número de eleitores de Bolsonaro. Como já relatado, o presidente não é opção de voto para a maioria do eleitorado de baixa renda, tendo inclusive perdido 4% das intenções de voto no período de um mês.

O levantamento ainda revela que o presidente Jair Bolsonaro perdeu 33% dos seus eleitores do segundo turno de 2018. Na pesquisa de junho ficou constatado que somente 67% dos eleitores de Bolsonaro afirmaram ao instituto ter a intenção de repetir o voto em outubro.

O detalhamento dos dados levantados pela pesquisa ainda apontam que 15% dos eleitores arrependidos de Bolsonaro devem votar no candidato petista nas próximas eleições. Enquanto isso, os demais candidatos já conhecidos somam ao todo, somente 11% das intenções de votos dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.