A próxima quinta-feira (16) é feriado nacional de Corpus Christi. Diante disso, o Governo Federal determinou ponto facultativo no dia seguinte, sexta-feira (17). Sendo assim, nesses dois dias não haverá atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Devido ao feriado e ao ponto facultativo, além do atendimento presencial nas agências do INSS, o atendimento especializado na central telefônica 135 e na plataforma online não estará disponível. Porém, os contribuintes podem usar os serviços automatizados.
Atendimento remoto
A instituição disponibiliza quase todos os serviços pelos seus três canais remotos de atendimento: portal Meu INSS (aplicativo e site) e a Central de Atendimento telefônica 135.
No portal Meu INSS, além de solicitar requerimentos, agendar atendimentos presenciais e acompanhar o andamento de benefícios sociais solicitados, entre outros serviços, o segurado tem acesso a assistente virtual Helô. Com ela é possível pedir orientação e tirar dúvidas sobre os serviços e benefícios do INSS.
Para quem não tem acesso a internet, o instituto dispõe da Central de Atendimento 135. Nessa ferramenta é possível solicitar benefícios, agendar atendimento presencial, tirar dúvidas, entre outros serviços.
(11) Meu INSS 2022: Cadastro, Consulta, Extrato e Agendamento de Serviços – YouTube
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
Como criar login no Meu INSS
Os interessados em acessar os serviços disponíveis na plataforma online devem criar um login e senha de acesso. O processo é fácil e é feito no próprio site ou aplicativo. O login é criado no Gov.br. Veja abaixo o passo a passo:
- Baixe o aplicativo Meu INSS ou acesse o site;
- Acesse a opção “Entrar com Gov.br”;
- Quem já possui cadastro basta inserir o número do CPF, para os demais é necessário selecionar “Crie seu cadastro”;
- Em seguida, insira seus dados pessoais;
- Habilite seu cadastro;
- Finalize cadastrando uma senha.