Eleições 2022: TRE informa nessa semana como identificará os eleitores

Termina nesta quarta-feira (15), o prazo para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) informem quais municípios vão oferecer a identificação híbrida aos cidadãos nas eleições 2022. Esta é uma nova tecnologia que permite identificar os eleitores tanto por biometria como por um documento.

publicidade

As informações devem ser repassadas ao Sistema ELO, que ficou responsável por cadastrar os dados eleitorais para este ano de 2022.

Os municípios que adotarão a identificação híbrida vão permitir que o cidadão vote tanto com sua biometria, como apresentando um documento com foto. Por exemplo: RG, carteira de trabalho, CNH, passaporte ou o próprio título de eleitor.

Até julho de 2021, já haviam sido cadastrados pelo menos 117,5 milhões de biometrias em todo Brasil. O que representou, na época, 80% dos eleitores nacionais.

publicidade

Notícias falsas chegaram a circular no país dizendo que quem não fizesse o cadastro estaria proibido de votar.

Mas, o direito ao voto fica garantido a todo cidadão que estiver em situação regular com a Justiça Eleitoral Brasileira. Independente de ter feito seu cadastro biométrico.

Também nesta semana, no dia 16 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar quanto será repassado do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para que os partidos políticos usem nas campanhas eleitorais.

Até então, todos os compromissos de campanha que os candidatos têm cumprido estão sendo bancados com recursos do próprio partido. Ou, por meio de doações de apoiadores.

Eleições 2022

As eleições de 2022 vão acontecer no dia 2 de outubro em todo Brasil para o primeiro turno. Na ocasião, além de escolher o presidente da República que ocupará o cargo de 2023 a 2026, outros parlamentares vão ocupar cadeiras públicas.

O eleitor terá que votar para governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso seja necessário um segundo turno, este acontecerá no dia 30 de outubro.

publicidade

No entanto, o segundo turno vale apenas para candidatura à presidência da República ou para governador do estado. Os demais cargos são escolhidos no primeiro turno.

Como de costume, os eleitores terão entre 08h e 17h para votar em seus candidatos preferidos na escola em que está habituado.

Aqueles que têm dúvidas sobre a situação do seu título de eleitor, ou ainda, sobre o local que vai votar pode consultar as informações no aplicativo e-Título. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.