Bolsonaro nega que 33 milhões de brasileiros estejam passando fome

Presidente Bolsonaro nega que 33 milhões de brasileiros estejam passando fome e diz que a economia do país vai “muito bem”. Na última quinta-feira (8), foi divulgado inquérito que constata a situação de insegurança alimentar no país. O levantamento revelou que em menos de um ano, 14 milhões de pessoas entraram em situação de vulnerabilidade alimentar. 

Bolsonaro ignora dados da fome no Brasil

Durante o sábado (11), Jair Bolsonaro esteve presente em encontro com evangélicos em Orlando, nos Estados Unidos. Durante o evento, o presidente afirmou que a economia do Brasil vai “muito bem”, ignorando os dados alarmantes da fome no país divulgados na mesma semana.

Com o país registrando mais de 33 milhões de brasileiros com algum grau de insegurança alimentar, índice visto nos anos 1990, Bolsonaro cita a fome como um problema mundial, tirando o Brasil da questão. 

“O mundo passa fome sem o Brasil, que é uma potência na energia de transição”, afirmou o presidente ignorando os dados do inquérito.

No evento que acontecia na Igreja Evangélica Lagoinha, após a inauguração do vice-consulado na cidade estadunidense, Jair Bolsonaro discursou reafirmando bandeiras de seu mandato trazendo críticas ao aborto e defendendo o armamento da população.

No Estados Unidos, Bolsonaro fala sobre eleições, diz que a economia brasileira vai bem e anda de moto

Em um discurso em que definia os problemas de muitos países como “luta do bem contra o mal”, o pré-candidato à reeleição afirmou:

“O Brasil é uma potência em minério, terras agricultáveis e belezas naturais, enquanto outros países com menos potencial conseguem ser mais prósperos do que nós. Por isto, temos de evitar experiências desastrosas que não deram certo em nenhum lugar do mundo e adotar o caminho de nações que foram bem sucedidas defendendo as democracias e as liberdades”.

Bolsonaro mais uma vez levantou dúvidas quanto ao sistema eleitoral brasileiro, mesmo sem provas. O presidente falou sobre “eleições limpas, confiáveis e transparentes”, enquanto opositores levantam acusações de que o pré-candidato estaria preparando o argumento de fraude nas eleições diante de um cenário de derrota. Nas recentes pesquisas, o pré-candidato e ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece liderando as intenções de voto, derrotando Jair Bolsonaro.

Durante sua visita aos Estados Unidos, Jair Bolsonaro esteve com líderes internacionais na Cúpula das Américas, o presidente afirmou que o mundo possui confiança em seu governo.

Entre os compromissos do presidente nos Estados Unidos estava ainda uma motociata pelas ruas de Orlando, além de um almoço fechado em churrascaria. Após cumprir agenda, Bolsona retornou ao Brasil.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.