Para que serve o dígito da conta bancária? Como encontrá-lo?

Imagem: Pixabay.

Você certamente já se questionou para que serve o dígito da conta bancária, aquele número que vem depois de um traço ou espaço. Afinal, em determinações operações é preciso informar o dígito, enquanto em outras o dígito é dispensado. Você saber por que isso ocorre? Qual a função do dígito? Como ele é definido para cada usuário? Esclarecemos essas e outras dúvidas a seguir.

Dígito verificador: para que serve?

A função principal do dígito verificador ou dígito de verificação é informar que determinado número de conta ou agência realmente existe. Ele, portanto, não é uma parte do número em si, ou seja, não serve para identificar a conta ou agência, mas sim para validar operações bancárias.

O dígito de verificação da conta é normalmente requisitado quando o consumidor vai fazer uma compra ou transferência. O dígito de verificação da agência, por sua vez, pode nem ser solicitado para realizar as operações.

Como o dígito de verificação é definido?

O dígito de verificação não é um número aleatório, definido por uma máquina ou software para cada cliente. Ele é, na verdade, o resultado de um cálculo, que pode ser:

  • Soma-se os números da conta, divide-se por 11 e subtrai-se 11; ou
  • Soma-se os números da conta e divide-se por 10

As instituições financeiras podem usar um ou outro desses cálculos para definir o dígito verificador.

O dígito de verificação é sempre um único número?

Não. Em alguns casos, o dígito verificador são dois números, ou seja, dois algarismos. Em outros, ele é a letra X.

Em resumo, o seu dígito de verificação será sempre o(s) algarismo(s) ou letra que vier ao final do número da conta, após um hífen (-) ou espaço.

Como achar o meu dígito de verificação?

Para achar o dígito, você precisa achar o número da conta. Ele normalmente é informado no cartão, na frente ou no verso, dependendo do banco e modelo de cartão.

Também é possível consultar no app do banco. O número da conta e da agência normalmente aparecerão na tela inicial. No caso do Nubank, eles estão na parte de “perfil”, abaixo do QR Code. Ao fim dos números, depois de um hífen ou espaço, estará o dígito de verificação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.