Zara passa a cobrar por sacolas; ação é válida?

A famosa loja de moda Zara está causando polêmica aqui no Brasil. Da mesma forma que acontece em algumas lojas da Europa, suas lojas físicas brasileiras começaram a cobrar pelas sacolas e envelopes. Desta forma, os clientes que não levarem sua própria sacola, terá que pagar um pouco mais para usar as embalagens da Zara.

A cobrança está acontecendo desde o começo deste mês, sendo que as sacolas custam a partir de R$0,60 e os envelopes R$0,80. A empresa afirma que ambos são fabricados com papel totalmente reciclado.

A coluna Nossa do UOL foi até uma das lojas da Zara para conferir a informação. Na loja, os clientes encontram um comunicado que diz que “os valores serão totalmente investidos em iniciativas ambientais. Recomendamos que traga uma sacola reutilizável ao comprar conosco. Agradecemos sua cooperação e por nos ajudar a reduzir a geração de resíduos”.

A decisão da Zara foi muito comentada nas redes sociais e revoltou as pessoas. 

“a zara agora cobra 60 centavos pela sacola com o intuito de reduzir o uso e minimizar os impactos ambientais, o meme é pronto né gente”, disse uma internauta.

“meu deus a zara ta cobrando 60 centavos por sacola, tem q pagar ou entao leva na mao as roupas q tu comprou kkkkkkk q chacota fast fashion q pensa q eh grife”, disse outra.

A empresa já cobra pelas sacolas na Espanha, sede da rede de fast-fashion, e também no Reino Unido.

No ano passado, um porta-voz da Inditex, proprietária da Zara, informou à Reuters que o valor da sacola de 10 centavos era uma estratégia para estimular a sustentabilidade e a reuso de embalagens.

O grupo disse ainda que a loja tinha a intenção de direcionar todo o lucro obtido com a venda das sacolas de papel para projetos ambientais realizados por ONGs na Espanha.

Zara

É uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil com sede na Espanha. Fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.