Qual o valor do salário atualmente para quem se aposenta por idade?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com uma gama de benefícios que podem auxiliar temporariamente ou permanentemente. Quem deseja se aposentar por idade após anos de empenho na carreira profissional não precisam se preocupar, pois também fazem parte das possibilidades.

Qual o valor do salário atualmente para quem se aposenta por idade?
Qual o valor do salário atualmente para quem se aposenta por idade?(Imagem: FDR)

Hoje, o INSS paga quatro tipos diferentes de aposentadoria, sendo por tempo de contribuição; por idade; especial e por invalidez. A aposentadoria por idade do INSS é uma das mais conhecidas, embora pouco se saiba sobre a necessidade de o segurado ter reunido, pelo menos, 180 contribuições para solicitar o benefício. 

Quem deseja se aposentar por idade deve saber que esta muda anualmente. Em 2022, os homens precisam ter 65 anos completos e as mulheres, 61 anos e seis meses. No ano que vem, a idade mínima para as mulheres será de 62 anos. Entretanto, em ambos os casos, é essencial ter 15 anos de contribuição junto à autarquia. 

Um ponto que gera bastante dúvida para quem deseja se aposentar por idade é o valor que será recebido. O FDR possui uma calculadora que te ajuda a simular o valor do benefício, mas se preferir, é possível acessar o Meu INSS e obter essa informação pela plataforma oficial da Previdência Social. 

O cálculo do benefício é baseado na média de todos os salários recebidos pelo trabalhador desde julho de 1994. Portanto, as remunerações obtidas antes deste período não são consideradas no cálculo. 

Se desejar fazer o cálculo manual, é preciso saber que o valor do benefício equivale a 60% da média aritmética de todos os salários de contribuição posteriores a julho de 1994 com o acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder 15 anos para mulheres e 20 para homens. 

O valor não pode ser inferior ao salário-mínimo nem superior ao teto estabelecido para o Regime Geral de Previdência. Atualmente, o teto do INSS é de R$ 7.087,22. É possível aumentar o valor que irá receber de benefício, desde que o trabalhador esteja disposto a aumentar o tempo de contribuição, segundo os especialistas.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.