Auxílio doença negado pode ter a perícia médica contestada pelo segurado

Ao participar da perícia médica, o solicitante do auxílio doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter seu pedido negado. No entanto, tem direito de entrar com recurso e pedir que sua solicitação seja revista. Dessa forma, tem uma segunda chance de ter acesso ao valor.

Auxílio doença negado pode ter a perícia médica contestada pelo segurado
Auxílio doença negado pode ter a perícia médica contestada pelo segurado (Imagem: FDR)

Ao se deparar com a decisão do INSS em suspender, cortar e até mesmo cancelar o auxílio doença, o cidadão tem o prazo de trinta dias para entrar com recurso contra a decisão.

Para isso, será preciso refazer a perícia médica para comprovar que realmente tem direito ao benefício. Nesse caso, agendando uma nova consulta e levando consigo documentos que comprovem a necessidade do salário.

A recomendação é guardar todos os documentos que comprovem a doença e o impedimento de voltar ao trabalho. Por exemplo: laudos de outros médicos, atestados, receitas médicas, resultados de exames, e etc.

Estes documentos devem ser anexados ao pedido de contestação do auxílio doença negado.

Como contestar o auxílio doença negado

Ao acessar a resposta do seu pedido pelo benefício, e descobrir que o auxílio doença foi negado, o segurado pode entrar com recurso. Para isso, pode usar dos recursos disponíveis no portal Meu INSS.

Outra opção, mas que ainda assim é feita no Meu INSS, é contar com ajuda de uma advogado. O profissional deve formular a defesa da melhor forma possível e apresenta-la diretamente na Justiça.

  • Acessar o Meu INSS;
  • Clicar em “Agendamentos/Solicitações”;
  • Clicar em “Novo Requerimento”;
  • Selecionar o serviço “Recurso – atendimento à distância”;
  • Clicar em atualizar;
  • Verificar se os dados estão corretos;
  • Clicar em “Avançar”;
  • Fornecer as informações solicitadas e concluir o pedido de reanálise.

Motivos que indeferem o pedido de auxílio doença

Ao solicitar seu benefício, alguns motivos dão razão ao indeferimento da solicitação. E fazem com que o INSS impeça a liberação do salário, ou suspenda a continuidade do pagamento.

São motivos que indeferem o pedido:

  • Falta da qualidade de segurado: ou seja, quando o indivíduo não está fazendo as contribuições ao INSS corretamente;
  • Falta do período de carência: menos que 12 meses de contribuição;
  • Falta de documentos que comprovem a necessidade de afastamento.

Ao receber a resposta de indeferimento do pedido, o INSS descreve por qual motivo o salário não está sendo liberado. Tendo essa noção, o segurado pode apresentar sua defesa com documentos que comprove que cumpre todas as regras.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com