Auxílio Brasil: Ministério da Cidadania faz nova triagem para selecionar os beneficiários de junho

População em vulnerabilidade começa a ser selecionada para receber o Auxílio Brasil. No próximo dia 17, a Caixa Econômica Federal estará iniciando uma nova rodada de pagamentos pelo projeto social. Desse modo, o Ministério da Cidadania vem revisando os dados dos atuais segurados para determinar quem sai e quem fica. Acompanhe.

Auxílio Brasil: Ministério da Cidadania faz nova triagem para selecionar os beneficiários de junho (Imagem: FDR)
Auxílio Brasil: Ministério da Cidadania faz nova triagem para selecionar os beneficiários de junho (Imagem: FDR)

Se você recebeu o Auxílio Brasil em maio fique atento. Uma vez em que está no programa, a sua permanência não é uma garantia eterna. Mensalmente, antes de iniciar um novo cronograma de pagamentos, o Ministério da Cidadania revisa os dados dos cadastrados para excluir aqueles que violarem as regras de concessão.

Como funciona a triagem do Ministério da Cidadania?

Para fazer a seleção de quem sai e quem fica, o órgão recorre ao Cadastro Único. É feita uma investigação na plataforma social do Governo Federal de modo que seja possível identificar se as regras do projeto estão sendo cumpridas.

No entanto, para além do desligamento de quem desrespeita o teto financeiro, são afastados também os cidadãos cujo os dados estão desatualizados. Endereço, número de celular e até mesmo e-mails diferentes podem resultar na suspensão do abono.

Ou seja, se conectar e manter os dados em dia pelo CadÚnico é extremamente essencial para garantir a permanência no programa. Já no caso daqueles que aguardam a inclusão e ainda não foram contemplados, também é necessário revisar os informes pessoais e familiares e depois apenas aguardar a ação do governo.

Calendário do Auxílio Brasil em junho

  • NIS com final 1: recebem e podem sacar dia 17 de junho
  • NIS com final 2: recebem e podem sacar dia 20 de junho
  • NIS com final 3: recebem e podem sacar dia 21 de junho
  • NIS com final 4: recebem e podem sacar dia 22 de junho
  • NIS com final 5: recebem e podem sacar dia 23 de junho
  • NIS com final 6: recebem e podem sacar dia 24 de junho
  • NIS com final 7: recebem e podem sacar dia 27 de junho
  • NIS com final 8: recebem e podem sacar dia 28 de junho
  • NIS com final 9: recebem e podem sacar dia 29 de junho
  • NIS com final 0: recebem e podem sacar dia 30 de junho

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.