O que é o CVV do cartão de crédito? Onde encontrá-lo?

Você sabe o que é o CVV do seu cartão de crédito? Ele é a informação mais importante utilizada para confirmar o pagamento de compras pela internet. Muitos usuários de cartão ainda possuem dúvidas sobre este número e ficam com receio no momento de inseri-lo na hora de uma compra. Saiba tudo sobre o CVV.

CVV do cartão

Esta é a sigla para Card Verification Value, ou Valor de Verificação do Cartão, em português. Aqui no Brasil, este número é conhecido como código de segurança, é formado por três dígitos e fica na traseira do cartão. 

No entanto, a sigla relativa a este código de segurança pode mudar, a depender da bandeira do cartão ou do banco emissor. Existem outras variações desta sigla:

  • CVC (Card Validation Code / Card Verification Code): Código de Validação do Cartão / Código de Verificação do Cartão
  • CID (Card ID): Identificação do Cartão
  • V-CODE ou V CODE (Verification Code): Código de Verificação
  • CCV (Card Code Verification): Verificação de Código do Cartão
  • CVD (Card Verification Data): Dados de Verificação do Cartão.

 Ao finalizar uma compra em algum site pela internet com o cartão de crédito, serão solicitados os dados do cartão, incluindo o código de segurança.

Para que serve o código CVV?

O código CVV é um sistema de segurança criado para autenticar as transações pela internet. Com ele, o usuário do cartão não precisa informar a senha numérica. Além disso, como este número está impresso no cartão, é preciso estar com ele em mãos, o que evita fraudes.

Para reforçar ainda mais a segurança, será pedido ainda dados como CPF do titular para confirmar a transação.

Como proteger meu CVV?

  • Não entregue seu cartão na mão de pessoas desconhecidas 
  • Evite emprestar seu cartão para outras pessoas 
  • Não deixe seu cartão na mão de atendentes nas lojas
  • Nunca informe o código de segurança para outras pessoas. Lembre-se que este número só é necessário em compras online
  • Desconfie de atitudes suspeitas, como maquininha quebrada. Se isto acontecer, peça seu cartão de volta, espere o vendedor retomar e só aí finalize a compra com o cartão. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.