O Banco do Brasil começou a oferecer opções de crédito pessoal através do aplicativo de mensagens WhatsApp. A possibilidade dos clientes obterem crédito através do aplicativo é pioneira no país.
O processo é realizado totalmente através do aplicativo WhatsApp, basta que o usuário inicie uma conversa com o número (61) 4004-0001 para iniciar a operação.
Ao conversar com o assistente virtual do BB, o cliente consegue simular as condições do empréstimo, como data de vencimento, juros e valor das parcelas antes de contratar o serviço.
No caso de clientes que já possuem empréstimos pessoais contratados com o BB, eles poderão utilizar o aplicativo de mensagens para acompanhar os extratos das operações.
O Banco do Brasil tem a intenção de aumentar sua oferta de crédito através do WhatsApp até o fim deste ano, oferecendo crédito consignado, antecipação da restituição do Imposto de Renda, antecipação do décimo terceiro e crédito para veículos.
Somente nos últimos 90 dias, o Banco do Brasil realizou cerca de 23 milhões de atendimentos através de assistentes virtuais.
De acordo com o banco, uma parcela significativa destes atendimentos eram relativos a dúvidas sobre operações de crédito. Segundo o BB, a solução tecnológica, foi construída com base nos relatos de clientes.
Pioneiro do WhatsApp
O Banco do Brasil já foi pioneiro em serviços que utilizam o WhatsApp, começando pelas consultas de saldo. Depois, a ferramenta começou a informar extratos e faturas do cartão de crédito.
As operações através do WhatsApp foram se tornando mais amplas com transferências e pagamentos, PIX, renegociação de débitos, entre outros.
O BB foi pioneiro em muitas soluções com inteligência virtual, como o envio do informe de rendimentos, por exemplo. Entre as inovações do banco, estão o entendimento de mensagens de voz pelo assistente de inteligência artificial e o oferecimento de assistente virtual especializado em pessoas jurídicas, e ainda serviços relacionados com o INSS e cobranças bancárias pelo aplicativo WhatsApp.