Empresário tem sido matéria de notícias constantemente, agora, quer toda a equipe de uma de suas empresas voltem ao trabalho presencial. Empresário envio e-mails a seus funcionários mostrando desapontamento com o home office.
O mundo tem caminhado, principalmente após a pandemia, para uma adoção efetiva do modelo de trabalho home office ou híbrido.
No entanto, um dos empresários de maior destaque mundial não está gostando muito desse sistema.
Dois e-mails são atribuídos a Elon Musk, empresário dono da Tesla e que acabou de adquirir o Twitter.
Trabalho remoto na Tesla
O site americano CNBC teve acesso a duas mensagens virtuais que teoricamente foram enviadas por Musk aos seus funcionário.
Nelas o empresário é bastante taxativo cobre as demissões caso os funcionários não retornem para o trabalho presencial.
“Qualquer pessoa que deseje fazer trabalho remoto deve estar no escritório por um mínimo (e quero dizer *mínimo*) de 40 horas por semana ou sair da Tesla. Isso é menos do que pedimos aos trabalhadores da fábrica. Se você não aparecer, vamos supor que você renunciou”, teria dito o empresário que recentemente esteve no Brasil.
O CNBC tentou contato com Elon para comentar sobre o assunto, mas o empresário não se manifestou diretamente ao portal, em sua conta oficial no Twitter ele, aparentemente, confirmou a veracidade dos e-mails.
“Eles deveriam fingir que trabalham em outro lugar”, escreveu ele.
Empresas podem obrigar a volta ao trabalho presencial?
Em relação à Musk, aparentemente ele está incomodado com as entregas de suas equipes.
“É claro que existem empresas que não exigem isso, mas quando foi a última vez que enviaram um ótimo produto novo? Já faz um tempo”, escreveu Musk no segundo e-mail.
É esse o ponto que tem motivado o empresário a exigir que seus funcionários retornem ao trabalho presencial e entreguem melhores resultados.
Elon Musk ainda acrescentou que o tempo que ele passou dentro da fábrica foi fundamental para o crescimento da Tesla; “a Tesla já teria falido há muito tempo”.
Sobre o trabalhador brasileiro, diversas portarias sobre o trabalho presencial já foram publicadas.
Incluindo uma interministerial, e a empresa tem sim o direito de exigir que seus trabalhadores façam suas atividades presencialmente.
Isso porque os diversos setores da economia já retomaram as suas atividades; o que pode ser feito é um acordo entre empregado e empregador para encontrarem o melhor modelo de trabalho.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.