Dia Livre de Impostos 2022: entenda o porquê desta data

Neste 2 de junho, consumidores de todo o Brasil estão encontrando altos descontos em vários produtos do comércio. Trata-se do Dia Livre de Impostos, evento organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) desde 2003 e que, este ano, traz produtos com preço até 70% menor, devido à retirada dos tributos normalmente embutidos.

O Dia Livre de Impostos surgiu em Belo Horizonte e por algum tempo se restringiu apenas à capital mineira. Depois, com o sucesso da iniciativa, se expandiu para todo o estado e para outras localidades do Brasil. Atualmente, estabelecimentos de diferentes ramos, associados ou não à CDL, aproveitam a data para conscientizar os consumidores e, claro, impulsionar as vendas.

“O objetivo principal desse dia é mostrar para a população, através de um protesto pacífico, que as pessoas pagam muito imposto nos produtos que consomem. A essência do movimento é mostrar para a população a elevada carga tributária e a falta de retorno”, esclarece Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL de Belo Horizonte, em entrevista ao Estado de Minas.

Por que 2 de junho?

Marcelo também explica por que foi escolhido o dia 2 de junho para realização do evento.

“A data escolhida é sempre final de maio ou início de junho porque é feita uma conta. Até 1º de junho, nós trabalhamos só para pagar imposto, de acordo com a média calculada. A partir do dia 2, os ganhos do seu trabalho finalmente são seus. Então, tem esse parâmetro, de que agora ‘estou livre de impostos’. É uma carga muito pesada. Trabalhar cinco meses do ano para pagar imposto é muita coisa”

Segundo ele, não apenas os consumidores podem se beneficiar do Dia Livre de Impostos, devido aos altos descontos, mas os próprios comerciantes também podem sair ganhando. É possível, por exemplo, aproveitar para impulsionar as vendas de produtos que estão parados no estoque.

Além disso, chamar a atenção para a causa tributária pode trazer benefícios para toda a sociedade, seja pela redução da carga de impostos, seja por uma melhor aplicação dos mesmos.

Até 70% de desconto

Nesta quinta-feira (2), é possível achar diversos produtos com desconto no comércio, com preços até 70% menores devido à não cobrança dos impostos normalmente embutidos. Há postos em Cuiabá e Belo Horizonte vendendo gasolina por menos de R$ 5 o litro e cervejaria em São Paulo com chope 60% mais barato.

A CDL Jovem criou, inclusive, um site onde os lojistas podem anunciar os produtos sem imposto. É possível aproveitar descontos de 60% em relógios importados, 45% em óculos de sol, 35% em vestidos e macacões, 25% em smartphones e porcelanato, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.