Aposentadoria rural: quem tem direito? Quais as regras? Como solicitar?

Pontos-chave
  • Aposentadoria rural exige idade mínima de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens;
  • Tempo trabalhado em atividade rural deve ser comprovado por documentação;
  • Pedidos acontecem de forma online em site ou aplicativo.

Entre os benefícios da Previdência Social, o trabalhador contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode solicitar a aposentadoria rural. No entanto, para isso é necessário cumprir uma série de requisitos e seguir atentamente as regras estabelecidas pela legislação atual.

Aposentadoria rural: quem tem direito? Quais as regras? Como solicitar?
Aposentadoria rural: quem tem direito? Quais as regras? Como solicitar? (Imagem: FDR)

A aposentadoria rural nada mais é do que um benefício vitalício pago aos trabalhadores que comprovarem exercício de atividades em âmbito rural. Diferente dos demais desdobramentos da aposentadoria, esta contém regras específicas.

São beneficiados os empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais do Brasil. Também podem ser inclusos dentro deste segmento aqueles que atuam como pescadores, e os indígenas.

Como ter direito a aposentadoria rural do INSS?

De acordo com o governo federal, para ter acesso a aposentadoria rural do INSS é necessário que o cidadão em questão tenha:

Para quem não obteve o número mínimo de contribuições, ou seja, 180 meses, o governo libera a soma entre o trabalho urbano e rural. Desde que tenha 60 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Ainda dentro deste contexto, são quatro os tipos de trabalhadores rurais que têm direito ao benefício:

Regras que liberam o pagamento do benefício

Além de cumprir o tempo mínimo de carência, que são de 180 meses, o solicitante ainda deve estar por dentro das regras que liberam a aposentadoria rural.

Por exemplo: apresentar documentação que comprove a atividade rural, possuir idade compatível com a exigida, ser contribuinte do INSS.

Alguns utilizam a intermediação de advogados para dar entrada no benefício, isso quando acreditam que não estão sendo reconhecidos pelas atividades prestadas. Para tanto, o INSS não libera quaisquer benefício sem que haja comprovação de direito pelo mesmo.

O valor da aposentadoria rural equivale a média da soma de 80% dos salários recebidos pelo solicitante. O cálculo é feito diretamente pelo INSS.

Documentos para solicitar aposentadoria rural

É no momento de comprovar seu direito que os documentos para solicitar aposentadoria rural no INSS são usados. Por meio deles é que o cidadão consegue mostrar ao Instituto que se enquadra nas condições para receber o benefício.

O objetivo principal é comprovar que possuí tempo de trabalho para a solicitação. Inclusive no pedido híbrido, isto é, que soma o tempo entre atuação urbana e rural.

Na lista de documentação, estão inclusos:

Portanto, a dica de ouro é: guarde todos os comprovantes que possam indicar as atividades que presta como trabalhador rural.

APOSENTADORIA INSS 2022: Idade mínima, documentos e REGRAS ATUALIZADAS

Como solicitar a aposentadoria rural do INSS

Diferente do que muitos pensam, a solicitação da aposentadoria rural do INSS não precisa ser difícil. O processo acontece via internet, utilizando o canal Meu INSS.

Para isso, siga o passo a passo:

O prazo para resposta do INSS é de 45 dias, mas pode haver maior tempo de espera, isso por conta da fila do Instituto que tem acumulado pedidos.

O resultado da solicitação deve ser consultado também pelo portal Meu INSS, ou no canal de telefone 135, informando o número de CPF.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile