Maternidade e empreendedorismo: especialista traz dicas para as mães que desejam abrir um negócio

Mulheres seguem na luta pelo espaço no mercado profissional. O empreendedorismo vem crescendo consideravelmente no Brasil e dentro desse grupo as mães se desdobram para manter os negócios e cuidar dos filhos. Apesar do grande desafio, é possível identificar mulheres de sucesso nesse ramo. Abaixo, acompanhe uma entrevista exclusiva com Karen Louise, idealizadora e CEO do Compre de uma Mãe.

Ser mulher no Brasil nunca foi fácil, mas em tempos de crise econômica essa realidade se complica ainda mais. Para aquelas que optaram por abrir o seu próprio negócio, inúmeros são os desafios. O empreendedorismo materno surge como uma proposta para auxiliar mães que se dividem entre a carreira e a educação dos filhos.

Abaixo, o FDR convidou a idealizadora e CEO do Compre de uma Mãe, Karen Louise, para debater um pouco mais sobre o assunto. Ela explica quais são os maiores desafios do empreendedorismo em seu contexto e traz uma série de dicas para quem está iniciando. Acompanhe.

Quais os desafios para mulheres empreenderem no Brasil?

Além da média da renda ser menor para a trabalhadora autônoma, conforme mencionei na questão anterior, outros desafios estão presentes no cotidiano das mulheres empreendedoras, como o preconceito e a falta de uma rede de apoio, seja em casa, mas também no trabalho. A rede de apoio corporativa é tão importante quanto a pessoal, pois ela vai auxiliar a rotina da mulher na sua construção e realização profissional, além do alcance da renda, claro. Priorizar o comércio materno na vizinhança e manter parcerias de negócios que viabilizem a cobertura da profissional em necessidade de ausência, por exemplo, são suportes que parecem simples, mas são fundamentais por estarem diretamente ligados, muitas vezes, apenas a questões impostas por multitarefas do cotidiano da mulher.

Como escolher um segmento para empreender?

Na busca por um segmento, o melhor é enumerar as áreas as quais você se identifica e/ou já tem conhecimento prévio e, então, estudá-las mais a fundo para avaliar a viabilidade. Você pode começar respondendo a perguntas como: “Há demanda por esse produto/serviço?”, “Quem seriam meus clientes?”, “A concorrência está consolidada ou há espaço para crescimento nesse meio?”, “Eu sei fazer esse produto/serviço ou seria preciso terceirizar?”, “Como ter acesso a esses produtos?”, “A venda seria online, presencial ou híbrida?”, entre outras questões.

Existem segmentos que são mais “fáceis” de se empreender quando se é mãe?

Muito provavelmente, negócios em que a empreendedora que é mãe possa definir seu horário de trabalho com flexibilidade terão mais chance de sucesso, mas não quer dizer que serão mais fáceis. Além disso, empreendimentos que possam ser viabilizados de casa também facilitam a vida das mães que, muitas vezes, precisam conciliar o trabalho com as tarefas domésticas e os cuidados com as crianças. A sobrecarga da mãe infelizmente ainda é um cenário que não podemos deixar de considerar. Para facilitar, no portal do Sebrae, por exemplo, há uma sessão exclusiva com ideias de negócios para se inspirar. Recomendo o acesso.

Quais as principais orientações para mulheres que querem investir e não têm capital para isso?

Busque parcerias. Estar unida a outras mulheres fará de você mais forte. Se você tem facilidade com vendas, você pode conversar com pessoas de sua confiança que façam artesanato ou bolos de pote, por exemplo, e oferecer uma porcentagem para fazer a ponte viabilizando de forma mais efetiva a área comercial, que pode estar ali estagnada. Se sua habilidade está ligada à tecnologia e à comunicação, você pode oferecer serviços de administração de redes sociais ou designer de panfletos para propaganda. Se sua vocação está ligada à parte burocrática, você pode visitar o varejo da sua vizinhança e ofertar serviços ligados à organização administrativa, como atualização de alvará, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=Rmetm-wjq20

Como buscar crédito para empreender?

Regularizar o negócio e ter um CNPJ é importante para ter vantagens em relação a linhas de crédito. Por isso, eu sugiro que, inicialmente, a empreendedora se inscreva como microempreendedora individual (MEI). Atualmente há opções incentivadas pelo governo, como é o caso do Sistema Nacional de Garantia de Crédito, instituído em agosto de 2021. De acordo com a lei, o sistema de garantias deverá proporcionar a essas firmas tratamento diferenciado, favorecido e simplificado. De todo modo, vale uma avaliação prévia criteriosa para saber se fazer esse empréstimo é realmente necessário e qual o valor a ser solicitado.

Dez dicas para que mães possam empreender em diferentes segmentos:

  1. Eleja um dia para organizar as tarefas da semana. O domingo pode ser uma boa opção;
  2. Faça uma lista dos afazeres relacionados ao empreendimento e os distribua em uma agenda ao longo da semana;
  3. Não se esqueça das tarefas pessoais e domésticas, pois elas também ocuparão boa parte do seu tempo;
  4. Para não ficar sobrecarregada, você pode colocar em cada dia aquela tarefa mais importante e elaborada, complementando com outras que poderão ser feitas mais rapidamente;
  5. Se preciso, faça ajustes diários, mas tente não postergar as tarefas para a semana seguinte;
  6. Não tenha receio em buscar ajuda quando necessário;
  7. Se possível, compartilhe aquelas tarefas que outra pessoa pode fazer por você (mesmo que não as realize da mesma forma), assim você pode aliviar a carga e se sentir mais leve e realizada;
  8. Não deixe de aperfeiçoar seus conhecimentos na área de atuação. Você pode acompanhar redes sociais e canais no Youtube que falam sobre o tema;
  9. Fique de olho também no que empresas do mesmo segmento têm feito. Você pode criar alertas no Google com palavras-chave;
  10. Dá para otimizar seu tempo ouvindo conteúdos enquanto está no trânsito ou realiza tarefas em casa.

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.