Investimento do FGTS nas ações da Eletrobras começam esta semana; saiba mais

Na última sexta-feira (27), foi lançada a oferta de ações da Eletrobras. A partir dessa data, por meio do aplicativo FGTS, os trabalhadores quem possuem conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, já podem simular o saldo disponível para investimento em Fundos mútuos de Privatização (FMPs) da empresa.

Investimento do FGTS nas ações da Eletrobras começam esta semana; saiba mais
Investimento do FGTS nas ações da Eletrobras começam esta semana; saiba mais (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo a Caixa Econômica Federal, entre os dias 3 e 8 de junho, as reservas poderão ser realizadas junto à instituição administradora escolhida e autorizada pelo trabalhador.

A quantia mínima para o investimento é de R$ 200 por pessoa. O trabalhador pode usar até 50% do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As condições para privatização da Eletrobras, e também a previsão de investimento em recursos da conta FGTS em FMP, foram aprovadas pela Resolução nº 203/2021 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

As regras e procedimentos de uso, para trabalhadores interessados em operar com FMP-FGT, estão presentes no Manual Operacional de Aplicação de FGTS em Fundos Mútuos de Privatização — disponível no site da Caixa, na pasta “FGTS Manuais e Cartilhas Operacionais”.

Como autorizar o investimento em FMP-FGTS da Eletrobras

O investimento dos recursos pode ser feito pelo trabalhador na administradora de sua escolha. Isso dentre as habilitadas a operar com o FMP-FGTS.

Contudo, antes disso, é necessário que o interessado acesse o aplicativo do FGTS e autorize a instituição a consultar o saldo disponível na conta vinculada a efetuar a reserva das quantias.

Além do aplicativo FGTS, o trabalhador poderá, em agências da Caixa, consultar o saldo disponível para investimento em FMP, simular a aplicação e autorizar uma instituição administradora de FMP-FGTS a realizar a reserva das quantias para investimento em FMP.

Administradoras de FMP-FGTS

Depois da autorização, o cidadão precisará contactar a administradora do FMP-FGTS escolhida para indicar a quantia que deseja investir.

Após decidir pela administradora de FMP-FGTS, todo o relacionamento com o trabalhador — para efetivar o investimento — será com a instituição escolhida. Esta passará a se responsabilizar pela aplicação do dinheiro das contas FGTS.

Possíveis dúvidas sobre a operação

Caso tenham dúvidas, os trabalhadores podem acessar os canais oficiais da Caixa. Exemplos são o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas; e o 0800 104 0104, nas demais regiões.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.