Imposto de Renda 2022: primeiro lote da restituição é pago hoje; confira quem recebe

Hoje, 31, a Receita Federal paga o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Neste lote foram incluídos 3,3 milhões de contribuintes com prioridade legal que recebrão juntos R$6,3 bilhões. Confira os detalhes. 

Primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

Do total de pessoas, 226.934 são idosos com mais de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes que possuem  alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes que tem no magistério sua maior fonte de renda.

Como consultar

Para fazer a consulta e saber se vai receber a restituição já no primeiro lote, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Para fazer uma consulta simples, clique aqui, digite seu CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso apareça o status dizendo “em fila para restituição”, quer dizer que é só aguardar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Quem tem pressa em receber a restituição precisa entregar a declaração do IR o mais breve possível. Isto porque quanto mais cedo o contribuinte entrega a declaração, mais chances ele tem de ser incluído nos primeiros lotes.

Calendário de restituição do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Valor pago

O valor pago de restituição é atualizado através da taxa Selic acumulada a partir do mês posterior ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Neste momento, a taxa Selic está em 12,75% ao ano.

O IR é calculado baseado na soma de todos os rendimentos tributáveis e na faixa de renda do contribuinte. Já o pagamento da possível restituição é a devolução do montante que foi pago a mais ou retido na fonte antes da declaração de ajuste anual.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.