DataFolha: segurados do Auxílio Brasil criticam o atual valor do projeto

Beneficiários do Auxílio Brasil afirmam que o atual valor do programa é insuficiente. Nessa semana, uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que o projeto social do Governo Federal pode não estar suprindo as necessidades da população. De acordo com o levantamento, a mensalidade não sana as despesas dos vulneráveis. Entenda.

DataFolha: segurados do Auxílio Brasil criticam o atual valor do projeto (Imagem: FDR)
DataFolha: segurados do Auxílio Brasil criticam o atual valor do projeto (Imagem: FDR)

Em funcionamento desde o fim de 2021, o Auxílio Brasil surgiu como uma estratégia de aproximar Bolsonaro do eleitorado em situação de vulnerabilidade. A versão assinada pelo atual presidente da república segue um modelo similar ao antigo Bolsa Família, mas não apresenta a mesma eficácia.

Auxílio Brasil tem valor insuficiente

A pesquisa Datafolha divulgada nessa segunda-feira (30), pontuou que os beneficiários consideram o valor do programa abaixo e por isso não impacta no voto para presidente nas eleições de 2022.

Atualmente o Auxílio Brasil tem uma mensalidade média de R$ 400. No entanto, com o cenário de inflação e crise econômica, essa quantia é incapaz de sustentar as famílias com aproximadamente 4 pessoas.

No apurado total, 56% dos entrevistados afirmam que a mensalidade não é suficiente, mesmo sendo esse grupo eleitor de Bolsonaro. Já entre os que reprovam o presidente, 76% consideram que o projeto deveria ter seu valor reajustado.

Ainda no mesmo levantamento, o Datafolha identificou que entre os beneficiários do Auxílio Brasil, a aprovação do governo é de 19% e a reprovação de 45%. A média geral, que leva em conta todo o eleitorado, é de 25% de aprovação e de 48% de reprovação.

Contrapartida, a pesquisa comprova que o ex-presidente Lula tem um dos seus melhores desempenhos entre as pessoas que recebem o benefício (59%), reforçando a sua marca de uma política com foco nas políticas públicas sociais.

Calendário do Auxílio Brasil em junho

  • NIS com final 1: recebem e podem sacar dia 17 de junho
  • NIS com final 2: recebem e podem sacar dia 20 de junho
  • NIS com final 3: recebem e podem sacar dia 21 de junho
  • NIS com final 4: recebem e podem sacar dia 22 de junho
  • NIS com final 5: recebem e podem sacar dia 23 de junho
  • NIS com final 6: recebem e podem sacar dia 24 de junho
  • NIS com final 7: recebem e podem sacar dia 27 de junho
  • NIS com final 8: recebem e podem sacar dia 28 de junho
  • NIS com final 9: recebem e podem sacar dia 29 de junho
  • NIS com final 0: recebem e podem sacar dia 30 de junho

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.