O governo federal anunciou que tem R$ 1 bilhão disponível para socorro dos municípios atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco desde a última quarta-feira (25). Até o momento, 91 pessoas faleceram, outras 26 estão desaparecidas e pelo 3,9 mil estão desabrigadas.
A liberação do dinheiro deve ocorrer em três etapas. Na primeira etapa, serão fornecidos kits de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas, água potável e suporte às equipes de resgate.
Na segunda etapa, o governo vai priorizar o restabelecimento de serviços essenciais, como religação da energia elétrica, abastecimento de água e limpeza urbana.
Na última etapa, serão liberados recursos para reconstruir casas e infraestruturas destruídas pelo desastre. Os municípios atingidos terão 90 dias para requisitar esses recursos.
Além desses valores, será liberado o saque do FGTS pelos trabalhadores de municípios que decretarem o estado de calamidade. Por essa modalidade, será possível sacar até R$ 6.220 do fundo. A solicitação é feita pelo app FGTS e alguns documentos precisam ser enviados, como comprovante de residência, CPF, RG e Carteira de Trabalho.
Visita de ministros e de Bolsonaro
Diversas autoridades já visitaram as regiões atingidas pelas fortes chuvas em Recife e municípios vizinhos. O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira foi um dos primeiros a chegar. Ele concedeu entrevista coletiva, explicando sobre as ações do governo até o momento e apresentando um resumo da situação.
“Ainda ontem telefonei para o governador do estado e o prefeito de Recife e coloquei de imediato as equipes do governo federal à disposição. Uma equipe da Defesa Civil nacional permanecerá em Pernambuco enquanto a situação perdurar”, declarou.
Ferreira veio acompanhado de outros ministros, Carlos Brito, do Turismo, Marcelo Queiroga, da Saúde e Ronaldo Bento, da Cidadania. As Forças Armadas também foram acionadas pelo Presidente da República, e estão ajudando nos resgates.
Já o próprio Bolsonaro avisou, pelo twitter, que chegará ao local nesta segunda-feira (30). Ele havia sido muito criticado por não ter comparecido à Bahia quando o estado também foi atingido por fortes chuvas, entre dezembro e janeiro.
‘Filme de terror’
A Grande Recife sofre com temporais, enchentes e deslizamentos de encostras desde a última quarta-feira.
Jaboatão dos Guararapes foi uma das cidades mais atingidas. Lá, um deslizamento de terra deixou 21 vítimas fatais. Lucilene Maria da Silva, de 39 anos, relatou ter saído desesperada com os filhos durante a ocorrência. “A gente ‘tá’ tão impactada que não tem palavras. Parecia filme de terror”, disse.
A capital, Recife, sofre com alagamentos, que paralisaram o trânsito e causaram falta de luz, interrompida pela distribuidora Neoenergia em alguns pontos para evitar acidentes, já que o nível da água estava chegando em medidores.