Uefa Champions League: qual o prêmio para o vencedor do torneio?

 A final da UEFA Champions League já é neste sábado (28) e Liverpool e Real Madrid disputam além do título, a premiação em euros do torneio.

Considerada a competição de clubes mais importante, a Champions League reúne gigantes da Europa, são 32 times que iniciam o torneio na fase de grupos na busca de avançar na liga. O longo trajeto trata de eliminar 30 das equipes até o grande confronto final.

Premiação da Champions League

Nesta edição, a UEFA terá distribuído no total cerca de 2 bilhões de euros em premiação. O valor será o maior já concedido, nas últimas três temporadas, a entidade distribuiu cerca de 1.95 bilhão de euros.

A distribuição aconteceu da seguinte forma, os 32 clubes que entraram na competição receberam 15.64 milhões de euros cada. Além disso, a cada vitória na fase de grupos, os times receberam mais 2.8 milhões de euros e 930 mil euros a cada empate.

Com o fim da fase de grupos, 16 classificados avançaram para as oitavas de final receberam outros 9.6 milhões de euros. Já nas quartas de final, oito times receberam 10.6 milhões de euros. A última fase antes da grande final concede às quatro grandes equipes que conseguem chegar nas semifinais 12.5 milhões de euros para cada.

Na edição 2021/2022 Liverpool e Real Madrid chegaram a final com trajetórias bastante diferentes, os ingleses com uma campanha mais sólida, enquanto os merengues enfrentaram alguns sufocos que quase os tiraram da competição. Por chegar a fase final do maior torneio de clubes do mundo, os finalistas já garantiram 15.5 milhões de euros e agora disputam mais 4.5 milhões de euros na grande final, além disso, o vencedor leva o que mais almeja, a ‘orelhuda’, como é chamada a taça que representa o título de grande campeão da Champions League.

A final da Champions League acontece neste sábado (28), a partir das 16h horário de Brasília, no Stade de France, em Paris. A partida entre Liverpool e Real Madrid será transmitida na TNT, SBT e no streaming HBO Max.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.