Crise econômica mundial está ‘rondando’; veja o que dizem os especialistas

Atualmente, a economia global vem enfrentando algumas dificuldades. Diante deste cenário, as previsões de crescimento mundial para este ano têm diminuído. Como consequência dessa crise econômica, o mundo pode entrar em recessão em breve.

Crise econômica mundial está 'rondando'; veja o que dizem os especialistas
Crise econômica mundial está ‘rondando’; veja o que dizem os especialistas (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo apurado pelo Valor, hoje, pelos menos quatro problemas afetam a economia mundial — enquanto ela retoma da pandemia de coronavírus:

  • As previsões de crescimento da China foram afetadas pelo surto da variante ômicron da covid-19;
  • O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) corre o risco de tornar uma forte expansão da economia americana em colapso;
  • As famílias da Europa passam por uma crise no custo de vida;
  • Cenário pior em diversos países emergentes.

De acordo com o economista-chefe do Instituto Internacional de Finanças (IIf, na sigla em inglês), Robin Brooks, no momento, o mundo vem enfrentado outra ameaça de recessão. No entanto, ele destaca que “desta vez acreditamos que ela é real”.

As previsões de crescimento financeiro mundial para este ano vêm piorando. Em abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimava que o crescimento anual para 2022 seria de 3,6%. Esse número leva em conta tanto a retomada no segundo semestre de 2021 quanto as estimativas para este ano.

No entanto, quando o Fundo analisa o crescimento previsto ao longo deste ano, a previsão já diminuiu sua perspectiva de 4,5% em outubro do ano passado, para 2,5% em abril.

Crise econômica mundial pode acentuar no próximo ano

Nos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, destacou que a entidade seguirá aumentando as taxas de juros até observar evidências de que a inflação está voltando para a meta de 2%.

Já na Europa, as novas estimativas da Comissão Europeia indicam uma forte diminuição na previsão de crescimento e aumento da perspectiva de inflação. Estes pontos implicam, no segundo semestre deste ano, estagflação.

O economista-global da consultoria Oxford Economics, Innes McFee, alega que existe poucas dúvidas de que a expansão econômica mundial está próxima de um pico, e vem desacelerando. Segundo ele, as autoridades precisarão calcular o nível de aperto que será preciso.

Contudo, o economista afirma que, por enquanto, ainda é improvável uma recessão. Isso porque as autoridades ainda têm ferramentas para recuar — e estimular caso piorarem as coisas.

McFee acredita que os riscos de recessão sobem no próximo ano, mas não são tão altas neste momento.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.