Aplicativo do FGTS tem fila de espera e mensagens de erro; saiba como acessar sua conta

Com novas modalidades de saque do FGTS à disposição, em especial o saque extraordinário de até R$ 1 mil, muitos trabalhadores têm acessado o aplicativo do fundo para se informar, consultar o saldo ou autorizar operações. Os relatos de problemas no app do FGTS, no entanto, estão cada vez mais frequentes.

Desde a quarta-feira (26), por exemplo, os trabalhadores que tentaram acessar o aplicativo se depararam com uma fila de espera virtual. Na tela inicial, surge uma mensagem informando que o usuário está numa sala de espera virtual e que ele precisa aguardar a sua vez para usar o app. O acesso só é permitido depois que uma barra termina de carregar, indicando que o tempo de espera chegou ao fim.

Mas os transtornos não param por aí. Muitos trabalhadores relatam erros ao usar funções dentro do aplicativo. É comum, por exemplo, que após autorizar a mudança do saque-rescisão (modalidade convencional de retirada dos recursos do FGTS) para o saque-aniversário (que permite um saque anual), apareça uma mensagem de erro.

O app diz que não foi possível atender a solicitação no momento e que o usuário deve tentar novamente. Na dúvida para saber se a mudança de saque ou outra ação foi processada ou não, o usuário precisa entrar de novo na aplicativo, aguardar na “sala de espera” e refazer a ação.

Além dos problemas para usar o app, muitos trabalhadores também relatam transtornos ao tentar receber o saque extraordinário do FGTS. Houve quem descobrisse que o dinheiro foi depositado na conta de outra pessoa e quem não teve o depósito realizado na data prevista.

Orientações da Caixa

A Caixa esclareceu, por meio de nota, que “nos momentos de maior volume de acessos (picos), o usuário pode ser direcionado para uma fila de espera momentânea, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços para todos os brasileiros”.

O banco também orienta que, em caso de suspeita de fraude ou movimentações atípicas no FGTS, pode-se abrir reclamações nos telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais regiões), ou no próprio app.

Como acessar app do FGTS?

O acesso ao app do FGTS se dá através do CPF e de uma senha cadastrada pela Caixa. Caso você ainda não tenha uma senha cadastrada, ao entrar no app, você será direcionado a um espaço onde deverá informar CPF, e-mail e uma nova senha. Também será preciso confirmar o cadastro através de um link enviado para o seu e-mail.

O app FGTS permite ao trabalhador conferir o saldo do fundo, a data de depósito do saque extraordinário, mudar de modalidade de saque, entre outras funções.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.