Imposto de Renda 2022: confira o calendário da restituição

A Receita Federal começa a pagar a restituição do Imposto de Renda 2022 no próximo dia 31, mesmo dia em que o prazo de entrega do documento será encerrado. As consultas ao primeiro lote já podem ser feitas por aqueles contribuintes que querem saber se foram incluídos nele. Confira mais informações sobre a restituição do IR 2022.

Consultas ao primeiro lote 

Para fazer a consulta e saber se vai receber a restituição já no primeiro lote, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Para fazer uma consulta simples, clique aqui, digite seu CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso apareça o status dizendo “em fila para restituição”, quer dizer que é só aguardar os próximos lotes para saber quando vai receber.

O primeiro lote pagará um total de R$ 6,3 bilhões para contribuintes que possuem prioridade legal. Do total de pessoas, 226.934 são idosos com mais de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes que possuem  alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes que tem no magistério sua maior fonte de renda.

Calendário de restituição do IR 2022

Foram definidos cinco lotes de restituição do IR neste ano, começando no próximo dia 31 de maio e se encerrando no dia 30 de setembro. Uma novidade deste ano é que o contribuinte poderá receber a restituição através do PIX, bem como efetuar o pagamento do Darf.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.